SEMINÁRIO A sustentabilidade dos solos na agricultura biológica

0
10

A Junta de Freguesia da Praia do Norte em conjunto com a Associação de Agricultores da Ilha do Faial vai realizar, nos dias 24, 25 e 26 de abril, o seminário sobre a preparação e sustentabilidade dos solos na agricultura.

Este projecto tem por objetivo proporcionar aos agricultores formação e a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e saberes de forma a rentabilizar cada vez mais os seus campos de uma forma sustentada.

Este seminário debruçar-se-á sobre as técnicas de preparação do solo, mobilização do solo, preparação para sementeiras, gestão dos solos, compostagens, entre outros.

O princípio fundamental da agricultura biológica  é o respeito pela natureza e a estrita proibição de pesticidas ou adubos químicos de síntese.

A agricultura biológica baseia-se na biodiversidade: para além de  certas plantas atuarem como defensoras ou ajudantes de outras se ocorrer uma devastação de uma espécie, por doença, praga ou intempérie, há uma grande probabilidade de outras espécies resistirem e não haver grandes perdas.

De acordo com Estevão Gomes, “este seminário surge no seguimento das jornadas que esta junta de freguesia promoveu em 2011 que, na nossa perspetiva foram um sucesso atendendo ao número de participantes que registámos.”

Estevão Gomes adianta ainda que, “na ocasião foram levantadas algumas questões pertinentes para o futuro, nomeadamente sobre a agricultura que se quer para os anos vindouros. Desde então temos estado em contato com os formadores a pensar um seminário que visasse a rentabilidade dos solos.”

Este evento resulta ainda de uma candidatura ao Pro-rural da Adeliaçor e representa um investimento de 3500 euros.

 

Face à redução dos apoios em relação às jornadas de 2011, este ano só é possível trazer à Horta 5 preletores que farão duas intervenções cada um. 


Leia a reportagem completa na edição de 17 de abril de 2014 do Tribuna das Ilhas.