Seminário Cidadania e Sustentabilidade para o século XXI

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Decorreu sábado na Horta o Seminário Cidadania e Sustentabilidade para o século XXI enquadrado no Projecto Cidadania e Sustentabilidades para o Século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores. 

É coordenado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e co-financiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, contando com 25 entidades nacionais e regionais, entre as quais o Governo dos Açores, através das Direcções Regionais da Educação e Formação e do Ambiente. 

Este projecto pretende “desenvolver e testar estratégias pedagógicas que visem promover e valorizar, junto das escolas e da população em geral, a riqueza do património ambiental” do arquipélago.

“Criar módulos de formação que possam se replicados nas diferentes ilhas e em contextos de educação formal, não formal e informal no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida”, “desenvolver estratégias para a formação de formadores e de professores no domínio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)” e “contribuir para o desenvolvimento do Currículo Regional e para criar propostas para a sua implementação” são outros dos objectivos desta iniciativa, que tem a coordenação geral de Ana Maria Bettencourt, especialista de Educação.

Este seminário, que se iniciou com um momento musical protagonizado pelos alunos da Escola Básica e Integrada da Horta, veio abordar vários temas de pertinência especial no que à inserção desta temática no Currículo Educativo Regional diz respeito. 

Em declarações aos jornalistas sublinhou que “estes projectos favorecem as aprendizagens na medida em que há grandes desafios que são da ordem das ciências e que são mais facilmente aprendidos se estudados activamente. Um dos problemas que temos muitas vezes na escola prende-se com o facto de facilmente se esquecer a matéria exposta. As aprendizagens fora de portas são muito significativas e tem um impacto muito grande junto dos alunos.”

Este projecto também está a dar os primeiros passos na Horta. De acordo com Ana Maria Bettencourt, “neste momento já fizeram os trilhos e estão a desenvolver um pouco da história local. Na ESMA os alunos já estudaram as especificidades dos trilhos que visitaram e, vamos dar início à última fase que está relacionada com a avaliação dos professores.”

O currículo regional tem, no entender de Ana Maria Bettencourt, duas vertentes muito importantes em destaque: a açorianidade e o desenvolvimento sustentável pelo que “a nossa ideia é contribuir activamente com estas sugestões para o seu melhoramento”.  

 

  

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