Sensibilização sobre Vírus Ébola em destaque nos Açores

0
18

A Direção Regional de Saúde promoveu durante a passada semana nos Açores, ações de sensibilização que tiveram como objetivo alertar e dar a conhecer melhor a doença desenvolvida pelo vírus da Ébola.

Estas ações, envolveram membros de Aeroportos, do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, autoridades de Saúde e responsáveis pelas unidades de saúde, e pretenderam preparar estes elementos para uma possível necessidade de intervenção relacionada com esta matéria.

 

O Diretor Regional de Saúde, João Soares, afirmou no âmbito desta atividade que “a população dos Açores pode ter confiança no dispositivo montado ao nível da Região, cujo planeamento está a decorrer em estreita articulação com a Direção Geral de Saúde e com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros”, salientando ainda que os Açores têm um “plano de contingência regional para casos específicos, dado que a Região tem características distintas do continente, mas integra-se do plano nacional”.

“As ações visaram constituir uma base de entendimento e comunicação para todos os intervenientes neste problema de saúde pública, numa perspetiva de partilha de ideias e de conhecimentos”, realçou também João Soares.

 

Já o Diretor Geral de Saúde, Francisco George, salientou que a preocupação é no sentido de se diagnosticar de forma rápida um eventual caso suspeito e, caso se confirme, tomar rapidamente as medidas definidas, de modo a impedir a ocorrência de outros casos. Acrescentando, no entanto, que não está previsto existir em Portugal o que se regista em África, casos graves de epidemias, dado que as infra estruturas de saúde e o seu nível de desenvolvimento não têm comparação.