Serviço Diocesano da Pastoral Social dos Açores, em parceria com a Ouvidoria do Faial vai promover no próximo dia 16 de abril umas Jornadas de Reflexão sobre a temática “Desafios e oportunidades na recuperação de um problema de saúde mental”.
Este evento, aberto a toda a comunidade, terá início pelas 14H00 na Biblioteca e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta e contará com a presença de Filipa Palha, psicóloga clínica, Presidente Fundadora da Associação ENCONTRAR+SE – Associação para a Promoção da Saúde Mental, Vice-Presidente Regional (Europa) da World Federation for Mental Health, Membro da Comissão de Coordenação da Rede de Apoio à Reabilitação Psicossocial da Área Metropolitana do Porto e Docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
A sessão de abertura será presidida por Vitória Botelho Furtado, em representação do Presidente da Comissão do Serviço Diocesano da Pastoral Social, Pe. Duarte Melo e conta ainda com a participação da vereadora da Câmara Municipal da Horta, Ester Pereira e de João Soares, Diretor Regional da Saúde.
Esta sessão será moderada por Mónica Fernandes, membro da Pastoral Social.
Já a sessão de encerramento ficará a cargo do Ouvidor Pe. Marco Luciano, de Sandra Silva, Chefe de Divisão da Ação Social do Faial e ainda de um representante do Hospital da Horta.
Segundo a nota enviada à redações, “nos Açores existem ilhas com menores recursos e maiores dificuldades de atuação na área da saúde mental”, com esta iniciativa a organização pretende, assim “aumentar o conhecimento e combater o estigma associado à doença mental, que muitas vezes dificulta a procura de ajuda; a sinalização de casos e uma intervenção e acompanhamento precoce e ajustados às necessidades do doente e seus familiares”, lê-se.
