O submarino Lula1000, no passado dia 5 deste mês, num dos seus mergulhos entre o canal Faial e o Pico, descobriu um recife de coral, situado entre os 280 e os 300 metros de profundidade e com uma extensão de cerca de 1000 m2.
De acordo com um comunicado enviado à redação, a Fundação Rebikoff – Niggeler considera, esta descoberta, um acontecimento muito importante nesta fase em que o submarino Lula1000 está a efetuar os primeiros mergulhos.
Um recife de coral é uma estrutura formada por corais vivos duros que crescem sobre esqueletos de outros corais antigos, criando uma estrutura tridimensional complexa e diversos microhabitats. Até ao momento nunca tinham sido documentados recifes de coral a tão baixa profundidade no mar dos Açores nem a esta distância do Faial.
A Fundação Rebikoff – Niggeler é detentora do submarino Lula1000, está sedeada na ilha desde 1994 e tem como principal objetivo a documentação do mar profundo.