Temporada Artística 2019 promove concerto em Ponta Delgada

0
7
DR

No âmbito da Temporada Artística 2019, a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove no sábado, dia 2 de novembro, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada, pelas 21h30, a realização do concerto Requiem em Ré menor, op. 48 de Gabriel Fauré.

Com entrada livre, este concerto contará com a presença dos intérpretes Elsa Cortez (soprano), Armando Possante (barítono), os coros Vox Cordis e Orfeon Académico de Coimbra e a Orquestra Sinfonietta de Ponta Delgada. A direção coral estará a cargo de Odilardo Rodrigues e Artur Pinho Maria, enquanto a direção musical do concerto caberá a Amâncio Cabral.

Gabriel Fauré dedicou longo tempo à composição de uma das suas mais populares obras, o Requiem em Ré menor, op. 48, que iniciou em 1880, concluindo-o apenas em 1900.

Constituído por sete partes, o Requiem de Fauré distingue-se do modelo tradicional do género pela ausência de dramatismo, discorrendo sobre a morte com uma sublime gentileza de espírito, o que se traduz, nomeadamente, na omissão do Dies Irae (Juízo Final) e na inclusão do In Paradisum (Repouso Eterno). Tais particularidades são consentâneas com o entendimento do compositor em relação à morte, considerada como “uma libertação feliz e uma aspiração superior e não como uma experiência dolorosa”.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço: www.culturacores.azores.gov.pt .

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO