Região tem sido “bastante eficiente” na utilização de fundos para reforçar a competitividade da Agricultura

0
21

O Presidente do Governo inaugurou hoje a obra de beneficiação do caminho florestal do Pico Gaspar, na ilha Terceira, onde destacou a eficiência na utilização dos recursos comunitários que tem permitido reforçar a competitividade da Agricultura açoriana.

“A Região tem sido bastante eficiente na utilização dos recursos comunitários que têm sido colocados à sua disposição. O ProRural+ tem já uma taxa de execução de 72% e de compromisso superior a 90%, para investimentos em infraestruturas agrícolas”, afirmou Vasco Cordeiro no segundo dia da visita do Governo à Terceira.

Segundo disse, esta tem sido uma “nota caraterística” quanto à vontade do Executivo de utilizar cabalmente todos os recursos colocados à disposição neste período de programação de fundos comunitários, não apenas no ProRural, mas também no Programa Operacional Regional.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro adiantou que o caminho hoje inaugurado, à semelhança de outros investimentos por toda a Região, insere-se num esforço de investimento que tem sido desenvolvido, o qual vai permitir que, nesta legislatura, sejam investidos mais de 26 milhões de euros na modernização das infraestruturas agrícolas nos Açores, um montante que representa mais 14 milhões de euros do que o realizado no anterior mandato.

“Este montante acaba por ter uma grande relevância prática para o exercício da atividade agrícola e para a competitividade do sector”, sublinhou o Presidente do Governo, ao defender que este tipo de investimento “tem de ter um efeito reprodutivo mais vasto do que apenas facilitar a circulação”.

“Este tipo de investimentos tem de conjugar-se e convergir para fomentar o rendimento dos nossos agricultores, o que acontece com os investimentos por todo o setor agrícola e por toda a Região”, afirmou o Presidente do Governo.

A obra de beneficiação do caminho florestal do Pico Gaspar representou um investimento de quase 350 mil euros e que consistiu na repavimentação em betão betuminoso, numa extensão de 3.500 metros.

Na prática, este investimento beneficia diretamente mais de duas dezenas de explorações agrícolas, abrangendo uma área com cerca de 100 hectares.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO