Teresa Machado Luciano destaca aumento das cirurgias e de profissionais no Serviço Regional de Saúde

0
50

A Secretária Regional da Saúde afirmou hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que é “indiscutível” que o Governo dos Açores está comprometido com “soluções concretas para os utentes” do Serviço Regional de Saúde (SRS), destacando o aumento de 8,5% no número de utentes operados e o incremento de profissionais em 2019.

Teresa Machado Luciano adiantou que foram operados 8.679 utentes através do SRS no último ano, o que representa um acréscimo de 8,5% relativamente ao ano anterior.

A titular da pasta da Saúde assinalou ainda que a percentagem de operados dentro do Tempo Máximo de Resposta Garantido atingiu 60,5% em dezembro, acima dos 53,9% registados em novembro.

“Estamos a fazer um esforço acrescido”, sublinhou a Secretária Regional, salientando que o SRS contava, em 2019, com 5.250 profissionais, acima dos 5.000 com que havia fechado o ano anterior.

A Secretária Regional destacou ainda a entrada de 38 internos para a formação específica na Região este ano, para as especialidades de Cardiologia, Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, Ortopedia, Cirurgia Geral, entre outras, sendo que muitos deles não são da Região, o que comprova que o SRS “é um exemplo e recomenda-se para formação dos profissionais”.

Teresa Machado Luciano referiu que a cobertura por médico de família nos Açores é de praticamente 100%.

Por outro lado, em 2019 foi notório o aumento de Vales Saúde emitidos, concretizando um instrumento de equidade no acesso a cuidados de saúde, que tem permitido reduzir o tempo de espera por cirurgia dos utentes dos Açores.

O Vale Saúde foi criado pela Assembleia Legislativa para permitir que os utentes que não conseguem ver realizada a sua cirurgia atempadamente possam ser submetidos a intervenção cirúrgica, suportada pelo Governo Regional, em unidade de saúde pública, privada ou pertencente ao setor social, por via de acordos celebrados nesse sentido com o SRS.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO