1 Inviabilizada a bem intencionada iniciativa presidencial no sentido de os três principais Partidos – PSD, PS e CDS – chegarem a um acordo, Cavaco Silva optou logicamente por aceitar a remodelação proposta pelo 1º. Ministro e deu posse ao novo Governo liderado por Passos Coelho, tendo como Vice – 1º. Ministro Paulo Portas.
Segundo ouvimos a comentadores, mas aos que nos merecem o maior crédito, o actual Governo Executivo tem melhores condições para enfrentar esta segunda fase, agora virada para a economia e emprego, uma vez que foi controlada a balança comercial externa, com um significativo aumento das exportações e diminuição de importações.
Também ouvimos que a tarefa não será fácil, antes assaz dificultada pelos profetas da desgraça que não podem ver na governança de Portugal o centro-direita.
E como já vai sendo costume, mas estranho, é o apoio às esquerdas por grande parte da comunicação social, parecendo ser fino, ou de bom tom, estar contra a governança (poder) mesmo que esta tenha conseguido clara maioria nas urnas….
2 A “Tourada à corda” continua a ser o maior divertimento do povo terceirense, mesmo sem igual nas outras ilhas.
Só em Julho devem-se ter realizado meia centena e em Agosto tal número será ultrapassado.
Começam em Maio e acabam na primeira quinzena de Outubro, com a mais famosa de todas, isto é, em São Carlos, com direito a dispensa de ponto, numa tarde em que Angra fica deserta.
Por sinal, no Verão de 1938, uma Embaixada do Fayal Sport visitou a Terceira, com Teatro, Futebol e Tenis, tendo sido alvo de grandiosa recepção.
Aliás, a hospitalidade era na altura timbre do intercâmbio entre as três Cidades açorianas.
Várias foram pois as deferências recebidas, jamais nos esquecemos de termos assistido à dita tourada em prédio de ilustre família terceirense.
Não poderei dizer, porém, que não se tratou de baptismo na popular diversão, já que não nos aventurámos a imitar o famoso “João dos ovos”….
3 Depois do DOP que poisou na Horta quiçá por engano, já que terá sido como rebuçado a compensar coisas levadas, aumentadas agora com a Rádio Naval, eis que surge milagrosamente o Centro de Interpretação do vulcão dos Capelinhos.
Embora aberto ao público em 16 de Agosto de 2008, registou recentemente cem mil presenças com a visita dum turista alemão que foi, por tal facto, obsequiado pelo director regional do Ambiente com o livro da Obra e várias peças alusivas ao Centro em apreço.
4 Com natural agrado começo a ler ou a ouvir na comunicação social que já chegou aos Açores eco da iniciativa da Ministra da Agricultura no sentido da distribuição de terrenos do Estado às pessoas interessadas no cultivo de hortas familiares.
Julgo que terá começado nos Arrifes, Ponta Delgada, desconhecendo se no entretanto outras houve.
Mas soubemos agora que a Junta de Freguesia de Santa Luzia, em Angra do Heroísmo, está a distribuir 14 talhões, dos 2020 m2 de terrenos cedidos pelo Governo Regional.
* o autor não escreve de acordo com o Novo Acordo Ortográfico











