TRIBUNA DAS ILHAS – 20º aniversário

0
14
blank

JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
Presidente do Governo Regional dos Açores

O louvor ao jornal Tribuna das Ilhas, pelo importante contributo que presta à informação, o Faial, nos Açores e em Portugal. Pela consolidação e dignificação da pluralidade e da liberdade de imprensa açoriana.

Uma saudação meritória aos seus profissionais, pelo bom desempenho que ao longo destes 20 anos têm prestado à liberdade, tão importante no desempenho da comunicação social no quadro da vivência democrática em sociedade.

Uma vontade manifestada e concretizada já no novo milénio, na cidade da Horta, no extremo ocidental do Grupo Central do arquipélago dos Açores, que serve o interesse e a ambição dos faialenses, prolongando-se além-fronteiras.

Nas nossas ilhas, a comunicação social privada exerce uma verdadeira missão de interesse público, que merece o reconhecimento e o apoio do XIII Governo dos Açores, com objetividade, independência, estabilidade e regularidade. O jornal Tribuna das Ilhas tem sabido bem servir esta importante missão de relevante interesse para a Região Autónoma dos Açores, merecendo por isso reconhecimento do cidadão açoriano.

É um orgulho para todos nós reconhecer na comunicação social açoriana capacidade de assumir um papel estruturante na nossa sociedade e determinante para o desenvolvimento da mesma, especialmente numa região distante e descontínua como os Açores.

Porém, são muitos e novos os desafios que se impõem, nos dias de hoje, fruto das novas tecnologias, fortemente influenciadas pela internet, que têm inovado a forma como comunicamos. Impondo-se assim o desafio de adaptarmo-nos a esta nova realidade, que tem a capacidade de eliminar barreiras, na importância da sobrevivência e da capacidade que os órgãos de comunicação social têm para a democracia e para a pluralidade de opinião.

Importa, cada vez mais, modernizar e qualificar a forma como comunicamos, um estímulo renovado, para que no exercício da liberdade de expressão e pensamento os órgãos de comunicação social possam ser parceiros e mediadores para a informação e formação de uma opinião pública qualificada.

Importa valorizar e reconhecer todos aqueles que, através do seu trabalho, servem também e tão bem os Açores. O XIII Governo dos Açores congratula o jornal Tribuna das Ilhas por mais um aniversário, perfazendo duas décadas de existência.