Tribuna das Ilhas recebe Diploma da Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria

0
18

 

O Jornal Tribuna das Ilhas foi agraciado com um Diploma de Honra ao Mérito, pela Associação de Investigação e Cultura dos Açores em Leiria, pelos “relevantes serviços prestados ao engrandecimento dos Açores”, conforme pode ler-se no documento.

O presidente da Associação, Adélio Amaro, esteve na Horta onde foi recebido pelo Director deste Semanário, Manuel Cristiano de Bem.

Com o objectivo de promover a investigação sobre a Cultura da Região Autónoma dos Açores e do Distrito de Leiria, nasceu, a 25 de Agosto de 2008, a Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria.

Esta Associação nasce, de acordo com o seu presidente, com uma biblioteca com mais de 5.000 documentos, entre livros, jornais, revistas e outro tipo de documentação.

A Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria pretende realizar várias iniciativas com destaque para edição de cadernos, livros e promoção de exposições temáticas.

Esta Associação está também a promover exposições de fotografia, onde no Arquipélago dos Açores serão expostas fotografias sobre os principais monumentos do distrito de Leiria. No Continente, a partir de Setembro, será apresentada uma exposição de fotografia sobre as igrejas da ilha de S. Miguel. Esta exposição irá estar patente em diversos locais do país durante 2010 e 2011.

Além de todas estas actividades está ser feito um levantamento fotográfico e histórico sobre as figuras e freguesias dos Açores e de Leiria. Numa primeira parte, está em fase muito avançada um estudo sobre as mais de 60 freguesias dos 6 concelhos da ilha de S. Miguel, assim como as freguesias dos 16 concelhos de Leiria.

Neste conjunto de actividades, a AICAL está ainda a editar um Boletim onde divulga as suas actividades assim como as actividades dos concelhos das duas Regiões.

Ainda no corrente ano de 2010, será realizado o I Colóquio Açores e Leiria, onde marcarão presença oradores de ambas as regiões.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!