Autarquia leva educação ambiental às freguesias do Faial

0
14

Decorreu na manhã de ontem, na freguesia de Castelo Branco o lançamento da iniciativa Dias Verdes. Trata-se de um projecto da autarquia faialense, que visa fomentar a educação e a sensibilização ambiental na ilha, com enfoque nas escolas do concelho, como explicou o presidente da Câmara Municipal da Horta na ocasião.

Assim, perante uma plateia composta pelos utentes do Centro de Convívio de Idosos de Castelo Branco, as crianças da Escola Básica da freguesia vestiram a pele dos professores e deram uma verdadeira lição sobre compostagem doméstica. No final, os mais pequenos fizeram um teste, onde os mais velhos passaram com distinção, mostrando que a lição estava aprendida.

blank

João Castro congratulou-se com a forma como as crianças faialenses já vão dominando as temáticas associadas a esta iniciativa, daí que as escolas sejam o local ideal para fomentar a sensibilização ambiental. De lá, espera-se que essa sensibilização seja disseminada para toda a sociedade faialense.

blank

O autarca entende que, para trilhar um “caminho de sucesso” na área do tratamento de resíduos no Faial, é importante o empenho de toda a população.

João Castro alertou aos presentes para o significativo impacto da separação do lixo na quantidade de resíduos produzida. Segundo o autarca, um lar onde seja feita a separação passa a produzir um terço dos resíduos que antes produzia. Em termos práticos, isto representa menos quantidade de lixo em aterro sanitário, o que significa menos custos.

Por outro lado, como realçou, o lixo separado é valorizado, já que é exportado a troco de dinheiro. “Quem havia de imaginar que ainda iríamos vender lixo?”, disse, perante uma plateia de albi-castrenses que se lembravam bem dos tempos onde quase tudo era reutilizado e reaproveitado.

Fazendo votos de sucesso para a iniciativa Dias Verdes, João Castro lembrou outros projectos da autarquia na área do tratamento de resíduos, como sejam o aumento do número de ecopontos e a implementação de um projecto-piloto de recolha selectiva de lixos porta-a-porta, em zonas de mais densidade populacional do concelho.

No final, foi sorteado um compostor doméstico entre os presentes.

blank