UTMB – Dário Moitoso estreia-se nos 100kms

0
90

O faialense Dário Moitoso vai voltar a marcar presença no UTMB em 2020, desta feita no CCC, prova de 101kms. Esta deverá ser a estreia do atleta do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA) nos três dígitos.
No CCC vão participar 46 portugueses dos 192 apurados para a totalidade das provas do UTMB. Em 2020 foram mais de 600 os bravos lusitanos que se inscreveram nesta que é considerada a prova mais mediática do mundo.

O Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) anunciou, no passado dia 9 de janeiro, a lista dos atletas sorteados para as diferentes provas, com apenas 190 dos mais de 600 portugueses que se inscreverem a terem a oportunidade de percorrer os trilhos dos alpes franceses, italianos e suíços.
Em 2020 o faialense Dário Moitoso regressará a Chamonix, para participar no CCC, prova de 100kms. Esta deverá ser a primeira vez que o Campeão Nacional de Trail participa numa prova com três dígitos.
Moitoso consta da lista de favoritos – graças à sua posição no ranking de elite internacional da modalidade – o que, entre outras coisas, lhe garante acesso ao evento, sem necessidade de se submeter a sorteio.
Esta será a terceira presença de Moitoso na mítica prova do Monte Branco. Recorde-se que em 2018 e 2019 o atleta correu o OCC (56km), tendo sido sempre o melhor português em prova, terminando no primeiro ano na 9.ª posição da geral, e no segundo ano na 7.ª.
O UTMB acontece todos os anos na última semana de agosto e reúne cerca de 8 mil atletas de todo o mundo. Em 2019, Portugal foi o 12.º país mais representado, tendo contado com a presença de 175 atletas.
O evento engloba cinco provas de diferentes distâncias, sendo o UTMB o evento principal, com uma distância de 170 quilómetros à volta do maciço do Monte Branco, apresentando um desnível positivo acumulado de 10.000 metros.
De salientar que, no final do ano 2019, o jovem faialense terminou no terceiro lugar do pódio a Half Marathon Des Sables Peru, que reuniu 633 atletas. Esta foi a sua estreia numa prova no deserto e numa distância de 120kms, divididos por três etapas em autossuficiência.

ALRAA aprova voto de Congratulação pela conquista do título de Campeão Nacional de Trail
Na última sessão plenária de 2019 foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) um voto de Congratulação pelo título de Campeão Nacional de Trail, conquistado pelo atleta Dário Moitoso em 2019.
O voto, que foi proposto pelo Partido Social Democrata, para além de realçar os feitos alcançados pelo atleta faialense, salienta o facto de Dário Moitoso “projetar” o nome do Faial e dos Açores na modalidade de trail running, atividade “potenciadora de benefícios ao nível da promoção da saúde, ao nível da sensibilização para a preservação do meio ambiente e ainda ao nível da economia das ilhas”, lê-se.
O voto destaca ainda que o atleta 26 anos, apesar de se ter estreado na modalidade apenas em 2015, numa prova do Azores Trail Run, tem tido “um percurso ascendente e altamente meritório”.
“O esforço, o trabalho árduo e as invulgares qualidades do jovem Moitoso foram coroados, a nível nacional, no dia 21 de setembro de 2019, na prova longa do Grande Trail de Serra D’Arga, onde conquistou o título Campeão Nacional de Trail”, refere o documento.
O documento realça ainda que “com o seu percurso ascendente e os resultados alcançados, consagrados em 2019, com o 7.º lugar no UTMB, o 3.º lugar na Half Marathon des Sables Peru, e o título de Campeão Nacional de Trail, o atleta Dário Furtado Moitoso tem prestigiado desportivamente e projetado bem longe a ilha do Faial e a Região Autónoma dos Açores”, reforça o Voto de Congratulação aprovado.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO