Varadouro, Praia do Almoxarife e Porto Pim distinguidas com Bandeira Azul

0
25

Praia do Almoxarife, Varadouro e Porto Pim são as três zonas balneares faialenses galardoadas com a Bandeira Azul para este ano de 2011.

A lista das Zonas Balneares e Marinas aprovadas pelo galardão Bandeira Azul para 2011 foi anunciada esta semana em Lisboa, tendo a Região Autónoma dos Açores mais 5 Bandeiras do que no transacto ano de 2010.

Todas as 33 Zonas Balneares do arquipélago dos Açores candidatas ao Galardão Bandeira Azul foram aprovadas pelo Júri Internacional do referido prémio, tendo para além destas sido também distinguidas as Marinas de Horta, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Vila Franca do Campo.

A Bandeira Azul representa um certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades no sentido da melhoria do ambiente marinho e costeiro. O galardão é atribuído anualmente às zonas balneares e marinas e portos de recreio que apresentam a sua candidatura e que cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, bem como de informação e sensibilização ambiental.

Para as zonas balneares são considerados 27 critérios, dos quais 23 são imperativos e abrangem quatro capítulos: Qualidade da Água; Informação e Educação Ambiental; Gestão Ambiental e Equipamentos; e Segurança e Serviços.

No que respeita aos portos de recreio e marinas, são tidos em conta 22 critérios, 19 dos quais são imperativos, incluídos igualmente em quatro capítulos: Educação e Informação Ambiental; Gestão Ambiental; Segurança e Serviços; e Qualidade da Água.

Para a atribuição da bandeira é necessário o cumprimento da totalidade dos critérios imperativos, tomando-se em consideração os critérios guia.