Variante de São Roque, em Ponta Delgada, será alternativa à Estrada Regional, afirma Ana Cunha

0
4
DR

A Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas vai avançar com a construção da Variante Norte a São Roque, em Ponta Delgada.

O projeto, que foi hoje apresentado no âmbito da visita do Governo a São Miguel, compreende a implementação de uma alternativa à Estrada Regional, entre a Rua das Maricas e a zona do Ilhéu, numa extensão de cerca de 500 metros.

O concurso público destinado à execução desta empreitada deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2020, representando um investimento superior a 300 mil euros.

Na apresentação do projeto, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas adiantou que “o objetivo desta intervenção é a criação de uma alternativa viária à Estrada Regional, que atravessa a malha urbana da freguesia e que apresenta problemas de segurança, uma vez que não existem passeios que permitam a circulação pedonal com segurança”.

Ana Cunha adiantou que esta variante “integra a construção de uma interseção giratória – ou rotunda – na vizinhança, muito perto da escola EB/JI de São Roque, que permite todos os movimentos e a fluidez de trânsito desejável de acesso a esta infraestrutura, servindo ainda como uma medida de redução de velocidade e aumento da segurança”.

A variante terá uma faixa de rodagem de cerca de sete metros de largura, ladeada por passeios de largura variável, com arborização, para assegurar a sua adequada integração paisagística, estando ainda prevista a construção de cerca de 50 lugares de estacionamento, de apoio aos moradores daquela zona, mas também de apoio, durante o dia, à escola.

A titular da pasta das Obras Públicas salientou que “os concelhos dos Açores são diferentes na sua geografia, na sua complexidade, e cada um é único no valor que representa. Ponta Delgada é o maior de todos e merece que o Governo dos Açores continue a trabalhar, e bem, também aqui”.

Ana Cunha visitou também a empreitada de reabilitação do pavimento do troço da Estrada Regional n.º1 – 1.ª, entre a Pranchinha e a Praia dos Santos, que está atualmente em curso, referindo que esta se inclui “num desses trabalhos que o Governo dos Açores desenvolve neste momento em Ponta Delgada”.

“A solução preconizada permitiu reforçar as condições de segurança e mobilidade, privilegiando também a melhoria das condições de vida para quem aqui reside e para quem visita a freguesia”, tendo sido também requalificados os espaços públicos adjacentes à via, nomeadamente passeios e baias de estacionamento, referiu a Secretária Regional.

Esta intervenção teve a colaboração da Junta de Freguesia de São Roque e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada, levando à prática a cooperação defendida e promovida pelo Governo dos Açores com outras entidades, como autarquias locais.

A intervenção atualmente em curso, que corresponde a uma primeira fase da obra prevista para São Roque, é um investimento que ascende a cerca de 200 mil euros, prevendo-se que esteja concluído até ao final do ano.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO