Início Notícias Vasco Cordeiro em reunião com Ministros responsáveis pela Política de Coesão

Vasco Cordeiro em reunião com Ministros responsáveis pela Política de Coesão

0
51

Vasco Cordeiro participa hoje e amanhã, enquanto Presidente do Comité das Regiões da UE, na reunião informal dos ministros dos 27 Estados-membro que, nos respetivos governos, têm a seu cargo a temática da Política de Coesão.
A reunião, que tem lugar em Praga, foi convocada pela Presidência Checa do Conselho da UE e tem por objetivo dar início à discussão sobre o futuro da Política de Coesão da União Europeia no pós-2027.
A Política de Coesão constitui a principal política de investimento da União Europeia e proporciona benefícios a todas as regiões e cidades da UE, apoiando o crescimento económico, a criação de emprego, a competitividade das empresas, o desenvolvimento sustentável e a proteção do ambiente.
Para além da participação na sexta-feira, dia 2, no painel que integra também oradores do Parlamento Europeu, do Banco Europeu de Investimento e vários ministros de Estados-membro, o Deputado regional e Presidente do Comité das Regiões, tem agendado um conjunto de encontros bilaterais destinados a reforçar a sensibilização junto de
diversos governos europeus para a importância da Política de Coesão para as regiões e cidades da Europa e a relevância da sua revitalização para além de 2027.
Assim, Vasco Cordeiro reunirá com a Secretária de Estado dos Assuntos Rurais de França, Dominique Faure, com o Secretário de Estado responsável pela Coesão do governo da Suécia, Oscar Magnusson, com Sven Giegold, Secretário de Estado responsável pela Política de Coesão do governo da Alemanha, entre outros.
A reunião informal conta ainda com a presença da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e com o Vice Primeiro-Ministro Checo, Ivan Bartos.
No atual quadro financeiro plurianual 2021-2027, a Política de Coesão prevê a nível europeu a utilização de fundos comunitários num montante que ascende a cerca de 392 mil milhões de euros, sendo que, no caso de Portugal, esse montante ascende a cerca de 23 mil milhões de euros.

 

Comité das Regiões 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!