Vasco Cordeiro manifesta “disponibilidade e interesse” em manter colaboração com Conselho de Ilha de São Miguel

0
12

O Presidente do Governo recebeu hoje, em Ponta Delgada, a nova Mesa do Conselho de Ilha de São Miguel, a quem transmitiu a “disponibilidade e o interesse” do Executivo em manter uma colaboração profícua com este órgão para responder aos desafios com que esta ilha se confronta.

“Tive oportunidade de manifestar a disponibilidade e o interesse do Governo dos Açores em manter uma colaboração profícua com o Conselho de Ilha, dando conta daquilo que temos feito, daquilo que estamos a fazer e daquilo que planeamos fazer” nas mais variadas áreas, adiantou Vasco Cordeiro.

Após o encontro, que decorreu no Palácio de Santana, o Presidente do Governo adiantou ainda que transmitiu os “votos de maiores sucessos e êxitos para o trabalho” do Conselho de Ilha de São Miguel, agora presidido pelo professor universitário Luís Andrade.

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro salientou também que, na natureza do Conselho de Ilha e nas suas funções, não há nada que permita sustentar uma relação de dependência ou de hierarquia com o Governo dos Açores, mas sim uma “relação de colaboração e de entendimento quanto a desafios” da ilha de São Miguel.

“Alguns destes desafios vão muito para além daquilo que é o trabalho do Governo. É o caso, por exemplo, da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que, sendo um documento elaborado pelo Governo, tem como um dos seus princípios-base o envolvimento de toda a comunidade, incluindo as autarquias locais, em relação à forma como podem e devem assumir essa como uma das prioridades da sua ação”, sublinhou o Presidente do Governo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO