XV Congresso Regional do PS/Açores arranca hoje no Faial

0
17

Os socialistas açorianos vão estar reunidos este fim-de-semana na Horta, no XV Congresso Regional, que arranca hoje, no Teatro Faialense, e contará com a presença de mais de 200 delegados e de Vasco Cordeiro, que se assumiu como líder do PS/Açores, com 98,9% dos votos nas eleições directas em que votaram cerca de 30% dos inscritos, num sufrágio em que foram eleitos também 162 delegados ao XV Congresso.

Os 272 delegados vão debater a Moção de Orientação Política Global “Renovação com Confiança por uma Autonomia com Futuro”, subscrita por Vasco Cordeiro e por mais cerca de 50 militantes, um documento composto por sete capítulos, que define a estratégia do partido para os próximos dois anos.

O congresso conta com a presença do socialista António Costa na sessão de abertura que tem início pelas 19H30 e cuja primeira intervenção está a cargo do Presidente Honorário do PS/Açores a que se seguirá a saudação do Presidente da Comissão Organizadora do Congresso e da Câmara Municipal da Horta, João Castro. A última intervenção da noite estará a cargo de António Costa Orador convidado.

Este congresso ficará marcado pela primeira eleição, por voto secreto, da figura de presidente honorário do PS/Açores, um cargo “sem poderes executivos” para o qual Vasco Cordeiro já disse que irá propor o nome de Carlos César, que durante 19 anos liderou o partido nos Açores.

A Juventude Socialista dos Açores traz a este congresso 16 Moções Sectoriais que serão apresentadas pelos seus dirigentes regionais. Estas moções foram elaboradas pelo Secretariado Regional da Juventude Socialista e coordenadas pelo presidente da Comissão Regional da JS Açores, Guido Teles.

A sessão de encerramento deste congresso acontece no domingo e conta com a participação  do secretário-geral do PS, António José Seguro. 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO