Inscrições para curso de guias de Parque Natural abertas

0
17

Estão abertas as inscrições para o curdo de guias de Parque Natural, por enquanto apenas na ilha do Pico, com início no próximo dia 27 de março. Posteriormente este será alargado às restantes ilhas da região autónoma dos Açores. A formação resulta de uma parceria entre a secretaria regional da Agricultura e Ambiente, através da direção regional do Ambiente, e do Turismo dos Açores, com a  colaboração da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo.

Em conferência de imprensa a 19 de março, na cidade da Horta, o diretor regional do Ambiente, Hêrnani Jorge declarou que este curso vai “valorizar o conhecimento das áreas naturais da região, em especial das áreas protegidas” que se encontram inseridas nos Parques Naturais de ilha, permitindo aos profissionais e empresas do setor “acrescentar valor aos serviços que são prestados”.

Hernâni Jorge sublinhou também acreditar que este vai qualificar “recursos humanos para o turismo de natureza no contexto de desenvolvimento sustentável que pretendemos para a nossa região”, indo de encontro ao produto diferenciado que se pretende que sejam os Açores.

O curso será composto por doze módulos transversais a diversas áreas como turismo, comunicação e inglês técnico, património e interpretação cultural e histórica, geologia, biodiversidade, nutrição, parques naturais e áreas classificadas regionais, técnicas de socorrismo e de resgate, orientação e um respeitante apenas ao Parque Natural da ilha do Pico, este último variável consoante a ilha em que o curso decorre.

Serão aceites um máximo de 20 formandos nesta formação que decorre entre 27 de março e 10 de maio, em horário pós-laboral e com um total de 117 horas. A inscrição tem um custo de 100 euros.

Segue-se a esta primeira especialização uma outra de guias da montanha do Pico, entre 16 a 30 de maio, pressupondo a frequência no primeiro que se inicia no final do mês de março , e tendo um valor semelhante a pagar.

A iniciativa percorrerá as ilhas do Faial, Terceira e São Miguel no outono de 2015, com um curso específico para formação de guias da Caldeira na ilha azul. No primeiro semestre de 2016 abrangerá as ilhas do Corvo, Flores, Graciosa, Santa Maria e São Jorge.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO