XXII Edição do Campeonato Regional das Profissões – Formanda da EPH Ana Costa vence Medalha de Prata

0
42
DR

DR

Ana Carolina Fraga Costa, formanda da Escola Profissional da Horta (EPH) conquistou pela segunda vez a medalha de prata na área de Contabilidade no Campeonato Regional das Profissões, Azores Skills, que decorreu na Escola Profissional da Praia da Vitória.
Os Campeonatos das Profissões realizam-se desde 1950 e são dirigidos a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional

A formanda Ana Carolina Fraga Costa representou a EPH na XXII Edição do Campeonato Regional das Profissões Azores Skills que se realizou entre três e sete de dezembro na Escola Profissional da Praia da Vitória e pela segunda vez conquistou a Medalha de Prata na área de Contabilidade.
A formanda faialense concluiu o Curso Técnico de Contabilidade no ano formativo 2012/2013 com distinção. Destacou-se sempre pelo seu empenho e excelente qualidade nos trabalhos apresentados, motivo pelo qual levou a EPH a desafia-la a participar nesta competição.
Neste concurso também da EPH foi nomeada como membro do painel de jurados das provas de Contabilidade a formadora Sandra Alves.
Segundo nota da EPH enviada às redações “o conceito dos Campeonatos das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha, no qual participaram 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões”.
“Esta iniciativa inédita conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização, atualmente designada por WorldSkills International, assente em pressupostos de cooperação, partilha de boas práticas e promoção da importância das competências profissionais no desenvolvimento socioeconómico dos países”, avança o documento .
Dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, estas competições visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).
Com estes Campeonatos, que se pretendem amplamente participados, visa-se ainda aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.
Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeo-natos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela World-Skills Europe e pela WorldSkills International.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!