XXII’S Encontros Filosóficos – Pensar n(as) Ilhas une Horta, Madalena e São Roque

0
10

 

Vão realizar-se, de 7 a 10 de abril, no Faial e no Pico, os Encontros Filosóficos que, este ano, comemoram a sua 22.ª edição.

Sob o tema “Pensar n(as) Ilhas” esta edição vai contar com a presença de seis eurodeputados dos vários partidos políticos representados no Parlamento Europeu e que pretende colocar a geografia insular como palco e como destino de reflexão.

A sessão de apresentação de mais esta edição decorreu na tarde de quarta-feira na ESMA. Na ocasião Eugénio Leal, presidente do Conselho Executivo da escola afirmou que “os objetivos dos XXIIS Encontros Filosóficos visam fundamentalmente a promoção da crítica e da reflexão em torno de problemas do mundo contemporâneo e das respostas políticas europeias a esses problemas, envolvendo interventores políticos locais, a comunidade escolar,  cidadãos europeus residentes nas ilhas, artistas e os cidadãos em geral”.

De acordo com Maria do Céu Brito, grande impulsionadora deste projeto, “na edição deste ano um dos objetivos essenciais será discutir a partir do centro da Europa as temáticas relacionadas com a periferia. Vamos reflectir sobre os problemas sentidos pelas populações que vivem longe do centro da Europa, determinar como poderão ser apoiadas, mas também como podem as comunidades periféricas participar na construção dessa mesma Europa”.

A grande novidade deste ano prende-se com o facto dos Encontros se estenderem também à Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico depois de no ano passado terem iniciado uma colaboração com a Escola Cardeal Costa Nunes, colaboração esta que se mantém, perseguindo assim a ideia que, há anos atrás Tomás Duarte defendeu de termos uma verdadeira “Comunidade do Canal”.

Sobre o programa, destaque para o primeiro dia, 7 de abril, dia em que vai ser estreado na Horta o Filme “O livreiro de Santiago” de Zeca Medeiros.

No dia 8 de abril estará no Faial Tiago Rosas a apresentar o seu filme “A História dos Açores”. Neste mesmo dia os Clubes Europeus das três escolas secundárias envolvidas neste projeto vão participar numa sessão na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores versando “A Europa no Horizonte dos Açores, os Açores no coração da Europa”.

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO