
Os XXIV Encontros Filosóficos, promovidos pela Escola Secundária Manuel de Arriaga, realizam-se em colaboração com as restantes escolas do ensino secundário das ilhas do triângulo, Pico e São Jorge, de 26 de abril a 21 de maio.
“São quase 25 anos de encontros, palestras, formações, oficinas, conhecimento, partilha e muita reflexão e o tema deste ano não podia ser mais atual e pertinente”, frisou Eugénio Leal durante a cerimónia de apresentação da edição de 2017 dos Encontros Filosóficos que, em 2017, decorrem sob o tema “Educar em tempo de incerteza”.
De acordo com o presidente do Conselho Executivo da ESMA, “a problemática a abordar no presente ano letivo, “Educar em Tempo de Incerteza”, surge da necessidade das comunidades refletirem acerca dos problemas que se colocam à Educação, nomeadamente no âmbito da Organização dos Curricula, Educação Emocional e Autorregulação e Diferenciação de Trajetos e Equidade no acesso à educação. Participarão no evento os Professores Doutores David Justino, Eduardo Marçal Grilo, Carlos Fiolhais, Álvaro Laborinho Lúcio e Paulo Silva Dias, reitor da Universidade Aberta, entre muitos outros convidados de mérito, aos quais se solicitou uma reflexão crítica sobre os novos desafios colocados às comunidades escolares e às instituições, num mundo em permanente e acelerada transformação, e aos quais os modelos de pensamento atual já não conseguem responder neste tempo de incerteza.
Este ano também a escola das Lajes do Pico se associou a esta iniciativa e são, neste momento 5 das 6 escolas do Triângulo a participar.
Eugénio Leal terminou afirmando que “a educação é sempre um tema da atualidade. É um setor de desenvolvimento de um país e que o sucesso do ensino depende de um assumir de compromisso por parte das famílias. Enquanto as famílias não valorizarem a educação não se vai a lado algum. A educação tem que ser um objetivo do dia a dia das famílias.”
















