XXVI Rali Ilha Azul – Além Mar Ricardo Moura e Sancho Eiró dominam Rali no R5

0
13

Realizou-se, no passado fim de semana, o XXVI Rali Ilha Azul – Além Mar, prova que contou para o Campeonato de Ralis dos Açores e para o Troféu de Ralis do Canal.

 

A super-especial citadina, que compôs a primeira classificativa do XXVI Rali Ilha Azul – Além Mar, foi abrilhantada pela equipa Ricardo Moura e Sancho Eiró, que lidera até então o campeonato nacional e regional de rali. No comando do Ford Fiesta R5, que visitou pela primeira vez a ilha do Faial, esta equipa deu o habitual espectáculo, fazendo os 1200 metros da super-especial com o melhor tempo: 1 minuto, 17 segundos e 1 décima.

 

A 5 décimas de Ricardo Moura ficaram os irmãos Rodrigues em Mitsubishi EVO IX. Já o 3.º lugar foi para a equipa de Luís Rego e José Silva, que terminou a 1 segundo de Moura, compondo assim os três primeiros lugares do pódio do Campeonato de Ralis dos Açores 2015.

Na classificação relativa ao Troféu de Ralis do Canal 2015, a equipa mais rápida na super-especial citadina foi a de Paulo Costa e Tiago Mota, seguindo-se Carlos Andrade e Tomás Pires, e na 3.ª posição Pedro Mendonça e Marco Garcia.

Na segunda classificativa, e na contagem para o Campeonato de Ralis dos Açores 2015, a dupla Ricardo Moura e Sancho Eiró liderou o XXVI Rali Ilha Azul – Além Mar, concluindo os primeiros cinco troços do rali, com um tempo de 29 minutos, 45 segundos e 6 décimas.

Rúben e Estevão Rodrigues, segundos classificados, foram os mais rápidos entre as viaturas de produção, ficando apenas a 1 minuto e 7 segundos de distância do atual campeão.

O terceiro lugar do pódio foi ocupado pela dupla Pedro Rodrigues e João Viveiros, em Mitsubishi EVO IX.

As equipas que apenas competiram para o Troféu de Ralis do Canal 2015, acabaram a sua prova por volta do meio-dia de sábado. Desta prova saiu vencedora a dupla Paulo Costa e Tiago Mota, que viu a sua prestação facilitada pela desistência, por avaria mecânica, da equipa que os dominava: José Paula e Miguel Ribeiro. O segundo lugar da classificação geral foi ocupado por Carlos Andrade e Tomás Pires e o terceiro por Pedro Mendonça e Marco Garcia.

Das 31 equipas inicialmente inscritas para o XXVI Rali Ilha Azul – Além Mar, apenas 27 partiram. Foram 11 as desistências, nove por avarias mecânicas e duas por despiste.

Concluiu-se assim a 26.ª edição do Rali Azul com 16 equipas,  evento desportivo de grande qualidade organizado pelo Clube Automóvel do Faial (CAF),  e que a maioria dos pilotos considera ser dos melhores circuitos açorianos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO