XXVII Atlantis Cup nos mares dos Açores entre 24 de julho e 4 de agosto

0
9

Realiza-se este ano a XXVII Atlantis Cup – Regata da Autonomia. A mítica prova regional da modalidade de Vela que tem trazido, e promete continuar a trazer, velejadores de todo o país e de diversos pontos do mundo aos Açores, é, como sempre, organizada pelo Clube Naval da Horta (CNH).

O percurso de 2015 inicia-se na Vila do Porto, em Santa Maria, com rumo a Ponta Delgada, estando prevista a chegada desta primeira etapa no dia 26 de julho. A segunda largada segue de Ponta Delgada para Angra do Heroísmo, sendo esta a etapa a mais longa da prova com aproximadamente 92 milhas náuticas. A última ligação une a cidade Património Mundial à Horta. A BMW Auto Açores, a Quinta dos Açores e a SailAzores patrocinam, respetivamente, as três etapas.

A apresentação pública decorreu no edifício sede do clube, tendo sido aproveitada por José Decq Mota sublinhar que o modelo aplicado foi resultado do balanço conseguido entre o número de escalas, a diversidades das pernas e disponibilidade dos atletas. 

“Este modelo tem correspondido às expectativas dos velejadores”, afirmou o presidente da direção do CNH.

Num discurso pautado pelos agradecimentos às diversas entidades públicas e privadas que apoiam a prova, Decq Mota salientou o papel da Portos dos Açores SA, que permite às embarcações participantes atracarem sem necessidade de pagamento de taxas nas quatro marinas em questão e em diversas facilidades consentidas, dentro dos trâmites legais estipulados.

Quanto a uma mudança do modelo de prova, levando-a a tocar mais ilhas do arquipélago por forma a se tornar uma “verdadeira Regata da Autonomia”, o presidente disse que pode-se materializar “um dia” e ser uma ajuda à “formação de uma identidade da região”, mas apenas quando estiverem reunidas as condições necessárias para que tal aconteça de forma efetiva, no que diz respeito à disponibilidade dos velejadores e à capacidade organizativa.

A apresentação da XXVII Atlantis Cup ficou à responsabilidade de Jorge Macedo, vice-presidente do CNH e diretor de prova, que anunciou uma novidade para este ano: paralelamente, na baía de Angra do Heroísmo, decorrerá uma prova inshore de Vela, patrocinada pela empresa Sailfix.

Ana Luís, presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, lembrou que em 2003 a competição náutica assumiu o sobrenome de “Regata da Autonomia” vendo a prova, que conta com o alto patrocínio da ALRAA, como “um casamento com todos os condimentos para ter um futuro feliz e próspero”.

Ressalvando o mérito do CNH, Ana Luís reforçou a “capacidade de envolver os jovens para as atividades desportivas relacionados com o mar” que o clube tem demonstrado ao longo dos últimos anos.

As inscrições estão abertas até ao dia 16 de julho.

Além do CNH como entidade organizadora a XXVII Atlantis Cup conta com o alto patrocínio da ALRAA, e com o apoio das câmaras municipais da Horta, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Vila do Porto, do Governo dos Açores, da Portos dos Açores e de demais entidades quer públicas quer privadas.

A prova fora apresentada no final de fevereiro na Casa dos Açores de Lisboa.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO