029 – É já a seguir…, com a ajuda do Senhor Espírito Santo!

0
19

 As últimas eleições legislativas regionais foram em Outubro de 2008, há ano e meio, e ainda faltam dois anos e meio para as próximas…, mas não parece.

Um governo deve governar, executar as suas promessas, pelo menos até alguns meses antes das eleições seguintes, onde então se envolverá em nova campanha eleitoral.
Ao invés dos problemas do presente serem resolvidos, temos vindo a ser entretidos com exercícios de adivinhação politica, quer própria, quer alheia, confundindo a época da execução com os períodos das promessas…
Em vez de cumprir as obras prometidas para esta legislatura, o Governo Regional divaga, dá o dito por não dito, transforma as obras de 2008-12 em promessas futuras, e, avança já com novas promessas para a próxima legislatura 2012-16.
Pasme-se!
Substituiu a obra em fase de adjudicação, concreta e palpável do Estádio Mário Lino, por um projecto para a Escola Básica e Integrada da Horta, que ainda se desconhece por onde anda…
O Campo de Golfe, as Termas do Varadouro, a ampliação da pista do aeroporto da Horta aguardam por novas promessas, enquanto a Câmara continua com o Saneamento e o Banco de Portugal nos braços…
O Aquário Virtual parou no tempo, e a Casa – Museu Manuel de Arriaga não chegará a tempo…
A obra do porto de passageiros locais e regionais avança, perante a crescente preocupação geral, das pessoas que acreditaram mais nas promessas e nas palavras, do que nos riscos e nos projectos, que implantavam o novo molhe ali a algumas braças da avenida marginal… Tantos milhões, para tão pouco retorno!
Estes milhões, com os milhões do Mário Lino, teriam dado um bom porto!
O Jardim do Mar prometido, com sorte avançará, apenas e só, numa fase de projecto, por forma a que se consigam exibir bons desenhos em 3D, excelentes perspectivas de crescer a água na boca, de quem há muito tem a boca aberta, seca e engolindo em seco, de cada vez que se adia uma obra… aliás, a estratégia tem sido esta: mostra-se o rebuçado, desembrulha-se, mete-se na boca, até se consegue sentir o doce aroma…, mas depois tira-se, e deixam-se as “crianças” faialenses…  a chorar!
Sobre estas questões, já sabíamos a música de cor e salteada.
O que não sabíamos, é que, a 28 meses das próximas eleições, as promessas já aí estão, começam a surgir, e a consagrarem-se em programa de governo para a próxima legislatura.
VARIANTE
Após um esforço notável do Município em conseguir concluir em “apenas” 10 anos o seu PU – Plano de Urbanização, lá foi o nosso Edil, satisfeitíssimo, entregar o CD ao Secretário Regional da tutela, para o desenvolvimento da 2º Fase da Variante…, aquela que o Governo Regional já deveria ter executado…. Pois foi uma pena, até doeu ver o nosso Edil, regressar a casa, apenas com a certeza de mais um projecto (para ser exibido nas próximas eleições), mas a obra só lá para a próxima legislatura…, já a seguir!
NOVO QUARTEL
O Governo já havia dito NÃO ao novo Quartel.
Na comemoração do 9º Dia Municipal do Bombeiro, e do 98º aniversário da nossa Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Faialenses, anuncia-se o Novo Quartel, SIM, mas que não chegará a tempo para o Centenário, só para a próxima legislatura…, já a seguir!
MATADOURO
Um restaurante de referência nesta terra, e nos Açores promoveu, e bem, uma Semana da Promoção da Carne dos Açores.
Claro que, nesta área, um dos calcanhares de Aquiles é a falta de uma Sala de Desmancha, que permita deixar no Faial a mais valia de uma carne de excelente qualidade.
Nada mais a propósito do que, relembrar as feridas, e anunciar a dotação do Matadouro da Horta com essa necessária valência…, mas e só, para a próxima legislatura…, já a seguir.
2012
Esta é sem dúvida uma boa estratégia, ao fazer esquecer o presente e fugir para a frente, colocando os votantes já em efervescência para o próximo acto eleitoral, numa onda que se deseja crescente.
Se não tivesse um noção clara do tempo em que vivemos, já tinha posto o cachecol ao pescoço, bandeira na mão, e já estaria sentado (a ver as nossas “Portas da Ribeira”) à espera de 2012.
Sim, porque estes 28 meses até ao próximo acto eleitoral para as Legislativas regionais já não interessam, são para “queimar”, e ir gerindo com “pão e circo”.
Não interessa, porque já mais nada de novo haverá para apresentar, para executar ou inaugurar.
O que interessa é começar a criar a “onda rosa”, e dopar os eleitores com uma visão sebastianista do futuro, porque “o sonho comandará a vida” destes pobres e tristes coitados.
Em 2012 abrir-se-á uma nova “janela” de esperança, em que teremos tudo aquilo que não tivemos nos últimos 16 anos, fruto do “azar” e da crise internacional (?).
Tivemos algo? Claro, sempre algumas promessas viram a luz do dia nesta Ilha Azul, após partos de ano e dia.
Quanto ao Golfe, às Termas, ao Aquário, à segunda fase da Variante, à ampliação da pista do Aeroporto, ao Multi-usos, aos novos Cruzeiros, aos novos Ferries regionais, tudo se revelará em 2012, num estalar de dedos, numa reedição do “Milagre das Rosas”.
E ainda teremos mais: Sala de Desmancha, novo Quartel, o Jardim do Mar, e até daria muito jeito um Campeonato de Esgrima, mas não um Europeu na Horta, um Mundial…, lá para os lados de São Miguel, com novos quartéis de Infantaria, novas Rádio Navais, novas Cadeias…
Ao ritmo a que temos vivido nos últimos anos, com as obras a conta-gotas, seriam precisas mais 4 legislaturas, e muito mais do que um César: dois Césares – Pai, Filho e Espírito Santo, para transformarem todas as promessas, em obras!
Mais? Não, obrigado!
Tenho fé, mas não tanta!

Contributos, para
[email protected]

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!