18 anos depois freguesia dos Flamengos tem nova igreja paroquial

0
55
A nova Igreja dos Flamengos foi inaugurada dia 3 de abril, o desejo da comunidade, que estava sem sede paroquial há 18 anos, concretizou-se e viu nascer o edifico religioso na freguesia. 
A nova igreja foi construída de raiz no local onde estava sediada a antiga e igreja, o novo edifico manteve os traços da fachada da antiga igreja conjugado com o moderno, sendo uma das torres esteticamente contemporâneas. 
A construção do novo edifício custou cerca de 1,5 milhões de euros, sendo 75% do pagamento suportado pelo governo Regional através de um protocolo assinado com a Diocese o governo regional, e 25% será pago pela comunidade paroquial. 
O dia de3  abril foi dedicado à nova Igreja dos Flamengos numa procissão até ao novo edifício religiosos seguido de Missa Solene, presidida pelo bispo D. João Lavrador. 

 
 
No passado domingo, dia 3 de abril, a freguesia dos Flamengos ficou mais rica a nível de património religioso e a comunidade viu o desejo de muitos anos ser concretizado, a nova igreja dos Flamengos foi inaugurada, passados que são 18 anos do sismo que assolou a ilha do Faial e destruiu património habitacional e religioso da ilha.
A igreja dos Flamengos sofreu, ao longo da sua história, vários acidentes que a destruíram. A primeira sede da paróquia dos Flamengos foi uma ermida construída pelos primeiros povoadores do Faial. Em 1591 já era uma igreja com três naves e cinco colunas, foi um dos edifícios saqueados pelo condado inglês Essex, e foi reconstruída em 1607 com o dinheiro da Fazenda Real. Ao longo dos anos a igreja foi modificada e alvo de campanhas de melhoramento. 
Já no século XX, em 1926, a igreja ficou gravemente destruída com o terramoto de agosto desse ano e foi posteriormente recuperada pelo vigário padre João Goulart Cardoso. Em 1938 a igreja dos Flamengos volta a ser assombrada pela destruição, desta vez por um incêndio, que destruiu parte do património da igreja. Começou a ser reconstruída dois anos mais tarde com escolas dos paroquianos e emigrantes faialenses. Em 1950 encontrava-se em funções, sendo destruída por completo em 1998 com o sismo que se fez sentir. 
A nova igreja dos Flamengos foi construída de raíz no local onde existia a antiga.  A construção traduz-se num investimento de 1.5 milhões de euros, 75% suportados pelo Governo Regional e 25% pela comunidade paroquial que, ao longo destes anos tem desenvolvido várias iniciativas para angariar as verbas necessárias. 
 
Leia a reportagem integral na nossa versão impressa

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!