Município da Horta assinala Dia Mundial Sem Tabaco

0
12
blank

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, o Município da Horta, através do Gabinete de Ação Social, desenvolveu um vídeo para consciencializar a população sobre os efeitos prejudiciais do tabaco e da exposição ao fumo passivo na saúde.

“A problemática das dependências tem sido objeto de uma preocupação crescente do Município da Horta tendo em conta o impacto que tem na vida das famílias e da comunidade”, considerou a Vereadora da Câmara Municipal da Horta, alertando que os jovens são o grupo mais vulnerável à possibilidade de ficar dependentes do tabaco.

Sob o lema “Não à dependência, Sim à vida saudável”, Maria Antónia Dutra revelou que neste momento está a ser desenvolvido o Plano Municipal de Prevenção das Dependências, através da realização de um estudo do panorama atual, para que seja intensificada a sua implementação, com o reforço das respostas existentes no concelho e com uma intervenção adequada às necessidades locais.

“Nesta temática é extremamente importante desenvolver um trabalho entre a autarquia e as entidades sociais, culturais e recreativas concelhias, bem como com as forças de segurança e a administração regional, alargando o grupo-alvo de intervenção, sendo fundamental promover ações de prevenção, sensibilização, informação e formação”, frisou.

Com a exibição do vídeo, a vereadora responsável pela área social espera ainda que “este seja mais um meio para alertar para a diminuição do número de fumadores no nosso concelho e na nossa Região, e que se inspirem nos testemunhos que participaram nesta iniciativa”, nomeadamente pessoas que deixaram de fumar ou que nunca fumaram.

O Dia Mundial Sem Tabaco, assinalado a 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo de tabaco e os seus derivados, numa tentativa de mudar comportamentos e evitar o aumento das doenças associadas a este consumo.