AAALH celebra 20 anos de história

0
98
DR

DR

A Associação de Antigos Alunos do Liceu da Horta celebra no próximo dia 23 de agosto duas décadas de existência. Para assinalar esta importante data vai organizar uma série de eventos e convívios em Lisboa e no Faial.

 

A Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta (AAALH), foi criada por um grupo de Antigos Alunos que se reuniam na Casa dos Açores de Lisboa, onde tem a sua sede, e teve como base o tradicional sentimento da saudade e a vontade de intervenção cívica.
Com o intuito de proporcionar uma cadeia de encontros, reencontros e convívios, a AAALH tem promovido a organização de eventos que juntam os Antigos Alunos.
Neste ano de 2017, a histórica Associação chega ao número redondo de 20 anos de vida.
Marcando a sua presença no Faial, onde sempre desenvolveu vários tipos de projectos, a AAALH vai assinalar o seu vigésimo aniversário no dia 23 de agosto.
Neste dia, no Auditório da Biblioteca João José da Graça, pelas 21 horas, terá início a Sessão Comemorativa, com a consagração dos sócios honorários Carlos Goulart, este a título póstumo, Yolanda Corsépius, Mário Lourenço, Miguel Loureiro, Carlos Lobão e John Ross.
Seguir-se-á uma abordagem a projectos emblemáticos da AAALH, no Faial, nomeadamente, o “Museu do Cabo Submarino”, e a “Universidade Sénior do Faial”.
A sessão integra ainda, uma conferência, por Alzira Silva, Doutouranda na Universidade de Lisboa, sobre “Paisagens da Identidade Açoriana”.
As comemorações do 20.º aniversário tiveram inicio no passado dia 1 de junho, na Casa dos Açores, em Lisboa, com uma Sessão Comemorativa em que foram consagrados sócios honorários, Sérgio Campos Matos, Joana Gaspar de Freitas, Luís Bigotte Chorão e a própria Casa dos Açores.
Esta cerimónia integrou a referência ao centenário da Morte de Manuel de Arriaga, em que foi apresentado por Delfina Porto, um trabalho sobre a história de vida deste faialense que foi o primeiro presidente da República.
Também, Viriato Soromenho-Marques, proferiu uma conferência intitulada “Para um perfil histórico e cultural dos Açores”.
Futuramente, em datas a indicar, terá lugar uma recordação da “Tertúlia do Canal”, com os temas “Memória do Vulcão dos Capelinhos – 60 anos depois”, “Os tempos do Porto da Horta – A visão histórica de um Património”, “O tempo do Liceu em discurso direto – Memórias contadas”, “Da Saudade ao Património” e por fim “A memória inteira de Frederico Machado no Centenário do seu nascimento (24/05/2018)”. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!