ABRIL… mês de…

0
20
Salomé Matos

Uma efeméride é a celebração de um acontecimento ou facto importante assinalado em determinada data, com o propósito de aumentar a consciencialização sobre uma questão, comemorar um evento ou celebrar algo a nível nacional ou internacional. A semelhança de tantos outros meses, abril de 2022 não é exceção na abundância de datas comemorativas. Estas revestem-se de importância por representarem o esforço de se manter vivo na memória coletiva algum acontecimento ou homenagem com certa relevância social.
Passado o Dia das Mentiras (1 de abril) os 29 restantes dias do mês de abril de 2022 assinalam datas especiais. Evocações religiosas ou uma “coleção de Dias Mundiais, Internacionais e Nacionais”, todos cumprem o seu nobre objetivo de captarem a nossa atenção para algo.

Perdoem-me o resvalo para a saúde, mas não posso deixar de lembrar que se assinalou no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde. Desde 1950, esta efeméride pretende conscientizar para um tema específico da saúde. Este ano, focou-se nas medidas urgentes e necessárias a tomar para manter os seres humanos e o planeta saudáveis, de forma a incentivar um movimento para criar sociedades centradas no bem-estar. Nada mais alinhado com outras efemérides, como sejam o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz (6 de abril), Dia Mundial da Terra (22 de abril) e o Dia Mundial da Dança (29 de abril).

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura