Os cães e as sarnas: uma breve abordagem

0
14

Os cães podem ter sarna? Sim, qualquer cão pode ter ou vir a ter sarna.
Mas o que é a sarna? A sarna é uma doença de pele provocada por ácaros que se desenvolvem na pele do cão e de outros animais.
Existem muitas espécies de ácaros que podem provocar sarna. No caso dos cães os ácaros mais comuns são o Demodex canis (sarna demodécica) e o Sarcoptes scabiei (sarna sarcóptica).
As sarnas são contagiosas? A sarna demodécica não é contagiosa, apenas da progenitora para os cachorros, nos primeiros dias de vida. A sarna sarcóptica é muito contagiosa, pode transmitir-se a outros cães e ao ser humano.
Quais são os sintomas? As sarnas provocam lesões de pele, como zonas de perda de pêlo (alopécia), comichão, enrugamento e/ou espessamento da pele, formação de crostas, feridas e descamação que, podem ter localização restrita ou estender-se a todo o corpo, dependendo da gravidade da situação.
As sarnas têm cura? Sim, deverá levar o seu cão ao Médico Veterinário rapidamente para que seja feito o diagnóstico e implementado o tratamento mais adequado ao tipo de sarna em causa. A sarna é um problema sério e que se não for tratado atempadamente poderá provocar infecções graves da pele que poderão colocar em risco a vida do seu cão.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO