Açores a Capital Europeia da Cultura – Equipa do Azores 2027 realiza ações de auscultação na ilha do Faial

0
16

A equipa coordenadora do Azores 2027 – Candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 está  no Faial, com o objetivo de dar a conhecer o projeto Azores 2027, receber contributos para a construção do dossiê de candidatura e mapear artistas e agentes culturais que trabalhem na ilha.

Ao longo dos últimos meses, o Azores 2027 promoveu várias ações – presenciais e online – de auscultação e de participação a partir de Ponta Delgada que estão agora a ser estendidas aos restantes concelhos de São Miguel, bem como às restantes ilhas do Região.

Saliente-se que o projeto de candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura de 2027, tal como o nome indica – Azores 2027 – tem, numa dimensão regional, o objetivo de contribuir para a união das nove ilhas. Com esta iniciativa, queremos alargar a todo o arquipélago as atividades que temos estado a desenvolver em São Miguel, nomeadamente as reuniões com agentes culturais e a iniciativa “Porta Aberta”. Queremos, também, ir ao encontro dos mais jovens, da comunidade escolar, um trabalho que já tem vindo a ser feito pelos Embaixadores Azores 2027.

Ontem às 19h00, com o apoio do Museu da Horta, realizou-se um encontro com artistas e agentes culturais na Casa Manuel de Arriaga, na Horta, para ouvir as ideias de cada um sobre o que pode vir a ser esta Capital Europeia da Cultura nos Açores. Saliente-se que o embaixador Azores 2027 no Faial é o empresário Pedro Rosa.

Neste encontro, o objetivo foi ir ao encontro daqueles que gostam de cultura, que consideram que a cultura é importante para a sua ilha e que pode ser um factor de aproximação entre as ilhas (e das ilhas com o mundo). Esta apresenta-se como uma oportunidade para se conhecerem e para falar abertamente sobre as realidades e as utopias da cultura no Faial e nos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO