Açorianos em Bruxelas mobilizam-se na defesa dos interesses da Região, afirma Rui Bettencourt

0
8
DR

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu, em Bruxelas,  a mobilização e o contributo dos Açorianos que residem na capital belga na defesa dos interesses dos Açores na União Europeia.

“Está em jogo a afirmação dos Açores, nomeadamente num momento muito particular da construção da União Europeia, neste novo ciclo institucional em que uma nova Comissão Europeia inicia o seu mandato e que um novo Parlamento Europeu inicia o seu mandato” afirmou Rui Bettencourt.

“O que os Açores desejariam era que a mobilização destes Açorianos todos concorresse no mesmo sentido, para que os Açores se pudessem afirmar em Bruxelas, nas instituições comunitárias e que pudessem preparar com alguma tranquilidade o próximo quadro financeiro neste ciclo institucional que começa” acrescentou.

O titular da pasta das Relações Externas considerou que, neste novo ciclo que agora começa, deve haver “um relacionamento mais intenso e um relacionamento mais próximo entre os Açores, todos os Açorianos, toda a Região, em particular o seu Governo, evidentemente, e aqueles que, aqui em Bruxelas, de algum modo são os embaixadores dos Açores na Bélgica”, frisou o Secretário Regional.

Rui Bettencourt encontrou-se na capital belga com um grupo de Açorianos que estão envolvidos em várias instituições comunitárias, como é o caso da Comissão Europeia, da Representação Permanente de Portugal em Bruxelas, do Parlamento Europeu ou do Gabinete da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas.

“Tive o prazer de trocar impressões com eles, explicaram o que faziam no dia a dia”, disse o Secretário Regional, sublinhando que também teve oportunidade de falar sobre “o que está a acontecer com as relações entre os Açores e a União Europeia, o que está em jogo neste momento”.

“Em todos estes Açorianos, que nós vemos com muito orgulho, encontrei Açorianos muitíssimo competentes, muito implicados na questão açoriana, muito mobilizados”, salientou o governante.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO