AFAMA – Assinado protocolo entre a associação e a CMH

0
38
TI

TI

A Associação Faialense dos Amigos dos Animais (AFAMA) e a Câmara Municipal da Horta (CMH) assinaram um protocolo no valor de 10 mil euros que visa o bem-estar, a alimentação e a assistência veterinária aos animais alojados pela associação.

A AFAMA e CMH assinaram, na passada sexta-feira, um protocolo de cooperação financeira, no valor de 10 mil euros.
Segundo José Leonardo Silva, o objetivo deste protocolo é assegurar “o alojamento de gatos vadios ou errantes de todo o concelho, mediante o espaço que a AFAMA tiver disponível” à legalização do Centro de Recolha Oficial de Animais.
Com este apoio, a AFAMA vai poder esterilizar, alimentar e prestar cuidados de higiene e saúde aos animais alojados nas suas instalações até à sua adoção.
Este protocolo visa ainda a realização de ações de informação, juntamente com as Juntas de Freguesia, “sobre o novo sistema de registo dos animais domésticos, nomeadamente sobre a chipagem dos mesmos”, revelou o presidente da CMH.
O edil avançou ainda que o Município irá iniciar “uma campanha de bem-estar animal e de combate ao abandono, em parceria com a AFAMA, a GNR e a PSP, que passará também pela distribuição de informação aos munícipes sobre a esterilização dos animais de companhia e sobre o combate ao abandono animal”.
José Leonardo avançou ainda que a empreitada do Centro de Recolha Animal já está em “andamento e prevê-se que até ao final do ano, mais tardar, início do ano que vem já esteja a funcionar”.
Por sua vez, Victor Reis, presidente da direção da AFAMA, sublinhou a importância deste protocolo para a associação, para os animais e para o seu bem-estar.
A AFAMA mostrou-se ainda disponível em colaborar com a CMH em tudo o que for necessário.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO