Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas – “O combate às alterações climáticas é uma das prioridades do Governo”

    0
    7
    DR
    DR

    Alonso Teixeira Miguel é o mais jovem secretário do atual Governo dos Açores: 37 anos, casado, pai de dois filhos e residente em Angra do Heroísmo. Licenciado em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores, é Mestre em Engenharia do Ambiente e Doutorado em Gestão Interdisciplinar da Paisagem.
    Entrou para a vida política ativa em 2016 como deputado eleito pelo CDS-PP na ALRAA e, no Governo, tem à sua responsabilidade o Ambiente as Alterações Climáticas.
    Nesta entrevista ao Tribuna das Ilhas percorre algumas das medidas previstas para a sua Secretaria.

    Tribuna das Ilhas – Ao introduzir na designação da Secretaria do Ambiente as “Altera-ções Climáticas” qual o grande desígnio que pretende o governo atingir?
    Alonso Miguel – As alterações climáticas são um dos principais desafios da humanidade neste novo milénio, com consequências preocupantes a nível ambiental, económico e social.
    As ilhas, dos Açores, pequenas, dispersas e re-motas, são vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas, sendo que estas já se têm feito sentir nomeadamente ao nível de um aumento da frequência e intensidade com que ocorrem determinados fenómenos climatéricos relacionados, com a atividade ciclónica, períodos de precipitação intensa e períodos de seca prolongada.
    O combate às alterações climáticas é uma das prioridades do XIII Governo Regional (GR). A Região tem de estar na linha da frente na mitigação e na adaptação aos efeitos das alterações climáticas e preparar-se para esta nova e inevitável realidade, através da implementação do Programa Regional para as Alterações Climáticas.
    Neste sentido, a constituição de uma Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas, sinaliza politicamente a importância atribuída pelo GR a esta problemática.

    Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

    Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

    O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO