Arrancou com normalidade mais um ano letivo

0
16
DR

O ano lectivo 2017/2018 
arrancou esta semana.
O regresso às aulas é um dos acontecimentos mais marcantes na agenda das crianças e dos adultos.
O  voltar à rotina, exige um esforço tanto dos filhos como dos pais. 
Ainda que para uns o regresso às aulas signifique reencontrar amigos e professores, 
para muitos, 
voltar à escola representa mais responsabilidade.
 
O dia 13 de setembro marcou o início de mais um ano letivo na cidade da Horta, definido pela Secretaria Regional da Educação e Cultura como o DIA do ProSucesso.
Na Unidade orgânica da Escola Básica e Integrada da Horta (EBI) António José D’Ávila funcionarão durante o ano letivo 2017/2018 as seguintes escolas: EB1/JI dos Cedros; EB1/JI de Pedro Miguel; JI da Praia do Almoxarife; EB1/JI da Vista Alegre; EB1/JI do Pasteleiro; EB1/JI dos Flamengos; EB1/JI da Feteira; EB1/JI de Castelo Branco; EB1/JI do Capelo e Praia do Norte e Escola Básica António José de Ávila. 
Todas as turmas, quer do pré-escolar, quer dos 1º e 2º ciclos e ensino artístico/conservatório, têm os docentes colocados e, salvo alguma situação pontual, todos os docentes estão em exercício de funções.
Aqui, estão matriculados no Pré-escolar 254 crianças, no 1º ciclo do ensino básico 553 alunos, no 2º ciclo 291 alunos e no Conservatório/En-sino artístico 165 alunos. 
Segundo a Presidente do Conselho Executivo, “numa década há uma redução no pré-escolar, 1º e 2º ciclos de 254 alunos e se nos referirmos apenas ao 2º ciclo que é o ciclo que abrange os alunos de toda a ilha, por ser a única escola de frequência, verifica-se uma redução de 70 alunos.”
Por seu turno, na Casa de Infância de Santo António, estão matriculados na Creche/Jardim de Infância: Bebés – 10 utentes, Sala 1 ano – 14 utentes, Sala 2 anos – 18 utentes, Sala 3 anos – 24 utentes, Sala 4 anos – 23 utentes e Sala 5 anos – 23 utentes
No 1.ºciclo a CISA tem matriculados os seguintes alunos: 1.º Ano – 23 utentes, 2.º Ano – 18 utentes, 3.º Ano – 15 utentes, 4.º Ano – 17 utentes. Possui actualmente 6 educadoras de infância e 4 professores.
 Comparativamente ao ano letivo passado, no que se refere à Creche/JI, “o ano passado tínhamos mais aluno matriculados. No 1.º ciclo o ano passado tínhamos menos alunos”.
Quanto ao Castelinho estão matriculadas nesse estabelecimento de ensino 267 alunos, correspondendo 52 alunos na creche, 72 no Jardim de Infância, 87 no CATL e 28 nas Amas.
Existem 8 Educadores de infância, encontrando-se completo o quadro de docentes.
O CATL tem mais 4 alunos, comparativamente com o ano passado.
A Escola Profissional da Horta, admitiu 113 formandos, e nas instituições particulares de solidariedade social, estão inscritas 235 crianças.
O primeiro dia de aulas foi dedicado à receção dos alunos, alguns dos quais entraram pela primeira vez na escola e num novo processo de aprendizagem, tendo pela frente uma nova escola, novos professores e novos colegas. Para outros, este foi apenas o dia de rever amigos e de voltar à rotina das aulas.
No que se refere à ESMA à hora de fecho da nossa edição, não nos tinham sido remetidos os dados.
O regresso às aulas marca também o fim das férias de verão.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO