ARS – 11 novos casos de covid-19

0
8
DR
DR

Nas últimas 24 horas, nos Açores, foram diagnosticados 11 novos casos positivos de covid-19, 10 em São Miguel e um no Faial, resultantes de 960 análises. Em São Miguel, oito dos novos casos foram registados no concelho de Ponta Delgada e dois no concelho da Ribeira Grande, tendo sido todos diagnosticados em contexto de transmissão comunitária. O novo caso positivo, registado no Faial, é referente a viajante, residente, com resultado positivo após realização de rastreio à chegada.

À data de hoje há nove doentes internados, sendo seis no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, e um no Hospital da Horta, este em Unidade de Cuidados Intensivos.

À data de hoje está apenas ativa uma cadeia de transmissão local secundária, partilhada entre o Faial e o Pico.

Foram registadas 36 recuperações no arquipélago, sendo 35 em São Miguel e uma no Faial.

Situação atual:

No decurso da investigação epidemiológica, verificou-se que dois casos anteriormente reportados como “recuperado” e “comprovada infeção anterior”, eram na realidade de falsos positivos, dado isto, deixam de ser contabilizados como casos na Região.

O arquipélago regista presentemente 152 casos positivos ativos, sendo 140 em São Miguel, seis na Terceira, três no Faial e três no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 9.168 casos positivos de covid-19, dos quais 8.790 recuperaram da doença, 43 faleceram, 95 saíram do arquipélago e 88 apresentaram prova de cura de anterior infeção.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 11 de outubro, foram vacinadas nos Açores 173.743 pessoas com a primeira dose (73,4 por cento) e 192.750 com a vacinação completa (81,4 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO