Associação de Antigos Alunos do Liceu da Horta assinala maioridade em Lisboa

0
17

A Associação de Antigos Alunos do Liceu da Horta (AAALH) vai celebrar os seus 18 anos ,a 15 de maio, na Casa dos Açores sita na capital portuguesa. Dia 19 é inaugurada a exposição promovida pela Autoridade Nacional de Comunicação (ANACOM) da qual faz parte o espólio de cabos submarinos pertencente e recuperado pela AAALH.

Assim, em Lisboa esta sexta feira, a associação tem destinado para os faialenses radicados no continente português uma apresentação relativa ao Parque Natural do Faial , e uma outra sob título “O Património como fator de desenvolvimento do Mundo Global”, a última indo de encontro ao tema escolhido  pela direção na comemoração desta data : “O Património como fator de desenvolvimento”.

Quanto à exposição “O cabo submarino num mar de conectividades”, patente na Fundação Portuguesa das Comunicações, a inauguração está marcada para dia 19 de maio.

O espólio que vem sendo recuperado desde 2009 pela AALH e pelo Grupo dos Amigos da Horta do Cabo Submarino fará parte da exibição por convite da comissão dinamizadora, estando expostos equipamentos originais da estação de Cabos Submarinos da Horta, documento da projeção do Faial nas redes mundiais de telegrafia desta tipologia e referências à dinâmica da cidade mar durante esse período.

Segundo nota de imprensa da AALH “esta exposição perspetiva o futuro, através de uma mostra do estado atual da investigação”, dizendo ainda que a presença de património faialense demonstra a importância da ilha no “período dos Cabos Submarinos telegráficos internacionais, nas suas componentes tecnológicas, mas também os impactos sociais, políticos e estratégicos para Portugal e para o mundo”.

As visitas decorrem de 19 de maio a 30 de abril de 2016, das 10h00 às 18h00