Atividade física e viver sem fumo são essenciais na prevenção das doenças respiratórias, afirma Teresa Machado Luciano

0
67
blank
DR

A Secretária Regional da Saúde salientou hoje, em Ponta Delgada, a importância de um estilo de vida saudável, recordando que as doenças do aparelho respiratório foram, em 2017, a terceira causa de morte, representando, segundo o INE, cerca de 12% da mortalidade total ocorrida em Portugal.

“A manutenção de hábitos tabágicos elevados e a reduzida atividade física são os fatores que mais condicionam a evolução das doenças respiratórias crónicas”, frisou Teresa Machado Luciano, que falava na abertura das XVI Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar dos Açores e Continente.

Nesse sentido, a titular da pasta da Saúde apelou à prevenção e à vigilância destas doenças, bem como ao melhor tratamento de doentes do aparelho respiratório, de forma que beneficiem de mais anos de vida e com qualidade.

Na sua intervenção, a Secretária Regional lançou um desafio aos profissionais de saúde para que desenvolvam “projetos de promoção da atividade física no âmbito das unidades de saúde”, bem como para fomentar a literacia e promover a educação para a saúde junto das populações que assistem, alertando que “o tabaco diminui a imunidade, aumenta o risco de infeções respiratórias e de morte por tuberculose, ameaça a fertilidade e uma gravidez saudável, envelhece e mata prematuramente”.

Teresa Machado Luciano lembrou ainda que existem em todas as ilhas dos Açores consultas de cessação tabágica, frisando que os fumadores encontram no Centro de Saúde “uma porta aberta e uma intervenção multidisciplinar”.

Desde 2016 e até junho deste ano já foram realizadas nos Açores mais de 11 mil destas consultas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!