Autoridade de Saúde Regional – Registados três casos positivos de COVID-19 no Faial

0
72

De acordo com a Autoridade de Saúde Regional dos 7 casos registados nas  1.020 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas três são na ilha do Faial.

Os casos diagnosticados na ilha do Faial reportam-se a três indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 33 e os 63 anos de idade, não residentes, que desembarcaram na Região provenientes de ligação aérea com o território continental, tendo obtido resultado negativo no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado antes do embarque e resultado positivo no teste de despiste efetuado após o sexto dia.

Quanto aos outros casos positivos registados, três são na ilha de São Miguel, um na ilha Terceira. Foram ainda registadas três recuperações na ilha de São Miguel.

Os casos diagnosticados na ilha de São Miguel reportam-se a dois indivíduos do sexo masculino, com 30 e 35 anos de idade, e a um indivíduo do sexo feminino, com 33 anos de idade, não residentes, que desembarcaram na Região provenientes de ligação aérea com o território continental, tendo obtido resultado negativo no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado antes do embarque e resultado positivo no teste de despiste efetuado após o sexto dia.

O caso diagnosticado na ilha Terceira reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 28 anos de idade, não residente, que desembarcou na Região proveniente de ligação aérea com o território continental e obteve resultado positivo no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado à chegada.

Todos “os casos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, bem como todos os inerentes ao aprofundamento da investigação epidemiológica”, refere a mesma fonte.

De registar três recuperações na ilha de São Miguel, elevando para 181 o número de casos recuperados de COVID-19 na Região.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 302 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 73 casos positivos ativos, dos quais 49 na ilha de São Miguel, 11 na ilha Terceira, cinco na ilha do Pico, quatro na ilha Graciosa, três na ilha do Faial e um na ilha de Santa Maria.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO