Avelino Meneses aponta “progressos” nas taxas de transição e retenção no ano letivo 2018/2019

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O Secretário Regional da Educação e Cultura adiantou hoje, na Povoação, que os dados provisórios referentes ao ano letivo 2018/2019 nos Açores “evidenciam, de novo”, progressos nas taxas  de transição e de retenção, agora “mais evidentes” no ensino secundário.

Avelino Meneses, que falava na cerimónia de entrega do prémio referente ao primeiro lugar no concurso nacional ‘Medea 10’ à equipa de alunos da Escola Básica e Secundária da Povoação, frisou, no entanto, que o progresso da educação “depende do empenhamento de todos nós”.

Apontando o exemplo do trabalho da ‘Novelãos Team’, equipa vencedora daquele prémio nacional na disciplina de Física, o titular da pasta da Educação referiu que o “somatório” dos contributos desse empenhamento “há-de necessariamente promover a almejada melhoria dos resultados”,  já que a educação é “um reino de melhorias, mas de melhorias lentas, mas seguras”.

Esses resultados serão ainda melhores se “coordenarmos iniciativas, agirmos em conjunto e se, inclusivamente, procurarmos a cooperação das demais instituições da sociedade civil”, afirmou Avelino Meneses.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura importa, por isso, a “intensificação” do trabalho colaborativo entre os professores e dos trabalhos em grupo entre os alunos, lembrando que “trabalhar em equipa nem sempre é fácil, mas quando todos têm o mesmo objetivo o resultado é fantástico”.

Avelino Meneses realçou ainda que a educação é hoje a principal “âncora do desenvolvimento”, quando o progresso da economia e da sociedade deriva “muito mais” do acesso ao conhecimento do que da posse de matérias primas ou da qualidade da mão de obra.

O concurso Medea, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa da Física com o patrocínio da REN que vai na 10.ª edição, resulta num projeto que incide na medição de campos elétricos e magnéticos no meio ambiente para estudar eventuais efeitos desses campos na saúde humana.

O trabalho vencedor, realizado durante o ano letivo de 2018/2019, envolveu seis alunos da EBS da Povoação, matriculados na disciplina de Física do 12.º ano, sob a orientação da docente da disciplina, que procederam às medições e criaram uma página web dedicada ao concurso.

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