Bolieiro quer “ampliar” estratégia de certificação de produtos regionais

0
11

O candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo afirmou que é seu compromisso “ampliar” a estratégia de certificação de produtos regionais, assegurando apoios técnicos e financeiros aos produtores açorianos.

“O trabalho de certificação de produtos regionais é fundamental porque é estratégico para os Açores. Queremos ampliar esta estratégia, aumentando o número de produtos de denominação de origem protegida e indicação geográfica, nomeadamente a todos os que já hoje temos por certo serem de excelência”, afirmou José Manuel Bolieiro, após visitar uma plantação de ananás da empresa ‘Boa Fruta’, na Fajã de Baixo.

O líder social-democrata, que falava em declarações aos jornalistas, salientou que a certificação, sendo um processo “inicialmente um pouco burocrático e desafiador”, implica “apoio técnicos e financeiro aos produtores”.

“Com uma boa parceria entre as entidades públicas e os privados estaremos a valorizar a economia dos Açores e o rendimento dos nossos produtores”, considerou.

José Manuel Bolieiro sublinhou que a certificação de cada vez mais produtos regionais é essencial para alcançar os mercados dos países da União Europeia, permitindo que os produtores açorianos obtenham um “valor acrescentado no preço final” do que vendem.

“O consumidor europeu está desperto para os produtos de denominação de origem protegida e indicação geográfica, o que garante mais rendimento para os nossos produtores.

Para o candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo, a Região “tem de orientar cada vez mais a sua estratégia agrícola para a certificação, como forma de valorizar os nossos produtos no contexto europeu”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO