Investimentos na Saúde, Educação, Emprego e Acessibilidades reforçam Coesão Regional

0
11

O Presidente Vasco Cordeiro destacou a importância que os investimentos nos setores da Saúde, Educação, Emprego e Acessibilidades têm para reforçar a Coesão dos Açores: “Com todos esses investimentos, uns de natureza mais conjuntural e outros de natureza mais estrutural, se faz a Coesão e ajudamos ao desenvolvimento também desta parcela do nosso território (…) e o mesmo é dizer que ajudamos ao desenvolvimento de toda a nossa Região”.

Na deslocação à ilha das Flores, o Presidente do PS/Açores assegurou que esse é “o caminho”, o “percurso”, que a Região deve prosseguir, “mobilizando recursos para acudir em situações em que é necessário acudir, nunca esquecendo, porém, aquela que é uma agenda, e um conjunto de tarefas de natureza estrutural, para promover o desenvolvimento, para promover a economia, para promover o emprego, também aqui na Ilha das Flores”.

Porque, acrescentou Vasco Cordeiro em declarações aos jornalistas, esta agenda é “a par dos serviços sociais, dos serviços de saúde, da educação, do apoio social, condição essencial para a convergência e para a coesão desta ilha com o todo regional e para a fixação de população”.

“É este projeto para a ilha e para os Açores que hoje aqui, o mesmo homem que esteve cá na noite do temporal Lorenzo, reafirma e se compromete”, afirmou o Presidente do PS/Açores, que falava depois de uma visita ao Porto das Lajes das Flores. “Esta é uma forma de reafirmar um compromisso, de reafirmar a solidez, a determinação de um compromisso, de ajudar a reerguer também esta infraestrutura fundamental para a ilha das Flores”.

Vasco Cordeiro referiu intervenções na zona do porto, algumas que já estão em curso, como “a proteção de emergência ao cais -5”, outras que vão arrancar em breve, como “a construção de uma ponte cais”. Assegurou que “este é um compromisso, não apenas ditado pelas circunstâncias do Furacão Lorenzo” e pelas situações que exigem uma “intervenção coletiva”, mas também “é o reafirmar de um compromisso com a Coesão”.

Ainda em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro destacou os investimentos feitos na Saúde, “com as obras de requalificação do Centro de Saúde”, nas acessibilidades, “com as obras que estão a decorrer no Porto de Poças, para permitir melhores condições de operacionalidade nomeadamente no transporte marítimo de passageiros entre as Flores e o Corvo” e na Economia, “com um conjunto de mecanismos de apoio que foram já direcionados para as empresas das Flores a propósito do Furacão Lorenzo e não só”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO