Bombeiros dos Açores com elementos formados no nível Intermédio de Intervenção em Estruturas Colapsadas

0
8

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) ministrou o primeiro curso intermédio de Intervenção em Estruturas Colapsadas, permitindo formar 18 elementos dos corpos de bombeiros dos Açores, que ficam aptos a integrar a primeira brigada de Busca e Salvamento em Estruturas Colapsadas da Região.

O curso de Busca e Salvamento em Estruturas Colapsadas é constituído por três níveis de formação – inicial, intermédio e avançado -, sendo que a formação que agora terminou  corresponde ao nível II e possibilitará aos bombeiros formados integrar equipas de intervenção capazes de prestar socorro e salvamento a vítimas retidas em estruturas colapsadas, originadas por fenómenos como sismos, derrocadas, furacões ou cheias.

O curso intermédio de Intervenção em Estruturas Colapsadas envolveu 18 elementos dos Corpos de Bombeiros de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Calheta e Faial.

A formação, com a duração de 70 horas, teve lugar no Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (CFPCBA), na ilha Terceira, e culminou com um exercício de simulação da destruição de um hotel de sete andares na sequência de um sismo, provocando quatro vítimas.

A partir desse cenário idealizado, os formandos tiveram de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo desta ação, aplicando técnicas de primeira intervenção em ocorrências de estruturas colapsadas, princípios de busca, organização da zona de sinistro, localização, identificação e salvamento de vítimas, marcação de estruturas no âmbito da busca e salvamento urbano, escoramentos expeditos e avaliação preliminar de estruturas.

O objetivo final será criar equipas especializadas para atuar em todas as ilhas e ainda a criação de duas brigadas de intervenção em busca e salvamento, de nível superior, localizadas em São Miguel e na Terceira, preparadas para atuar nas suas ilhas ou para serem projetadas para qualquer ilha do arquipélago em caso de necessidade.

Mais de 100 elementos de 13 corpos de bombeiros da Região já frequentaram o curso inicial da formação em Intervenção em Estruturas Colapsadas.

Os cursos inicial e intermédio de Intervenção em Estruturas Colapsadas são ministrados por quatro formadores do SRPCBA que adquiriram formação na Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO