Bombeiros faialenses apresentam programa comemorativo do centenário

0
2

 O ano de 2012 é de festa para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF). A 16 de Maio próximo esta associação celebra o seu primeiro centenário e a solenidade da efeméride pede um ano de comemorações. O programa comemorativo foi apresentado esta manhã, na sede da AHBVF, pelo presidente da Comissão Executiva das comemorações, Fernando Menezes.

De acordo com Menezes, o programa, que é ainda provisório, pretende essencialmente dignificar a instituição que, por sua vez, está empenhada em fazer deste centenário uma data memorável.

Do programa, destaca-se a realização de um colóquio sobre a Protecção Civil na Europa, agendada para o dia 11 de Maio. Neste colóquio marcará presença Pierre Meys, chefe de protocolo dos Bombeiros de Bruxelas, instituição que os soldados da paz faialenses conheceram na sua visita à Bélgica a convite do eurodeputado Luís Paulo Alves, no final do ano passado. O eurodeputado faialense é, de resto, outro dos participantes neste colóquio, bem como o presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.

Para o dia 12 de Maio está agendada uma largada de pombos e balões, pela manhã, e haverá também um convívio para bombeiros e familiares no Parque da Falca.

No dia 13 de Maio será inaugurado o panteão dos Bombeiros no Cemitério do Carmo, seguindo-se missa solene com o clero da ilha, acompanhada pelo Grupo Coral da Horta.

No dia do aniversário, 16 de Maio, haverá o hastear das bandeiras junto ao quartel. Neste dia será também realizada uma sessão solene, cujo orador será Ricardo Madruga da Costa, que irá proferir uma palestra sobre a história da instituição aniversariante. Nesta sessão, destaque para a presença do antigo presidente da Assembleia da República Jaime Gama, neto do primeiro comandante dos bombeiros faialenses. Serão também prestadas homenagens por várias instituições à AHBVF e os bombeiros mais antigos serão também homenageados.

No dia 20 de Maio as viaturas da AHBVF desfilarão pela cidade, e será feita uma demonstração em grande ângulo pelos soldados da paz, que não deixarão de integrar, como habitualmente, a procissão de Nossa Senhora das Angústias que se realiza nesse dia.

Durante o mês de Maio os faialenses poderão ver as viaturas antigas dos bombeiros restauradas, nomeadamente o Chevrolet e o jeep Willis Overland. Os veículos estarão expostos na empresa Costa&Martins, que também celebrou cem anos em 2012.

Está também a ser preparado um concerto comemorativo do centenário, em que a AHBVF se associará a outra instituição que em 2012 celebra cem anos: a Sociedade Filarmónica Euterpe de Castelo Branco.

No dia 24 de Junho será lançado o selo comemorativo deste centenário, pelo Clube de Filatelia O Ilhéu.

Em Dezembro estas comemorações chegam ao fim com o lançamento de uma brochura da autoria de Fernando Faria Ribeiro e a redição actualizada do livro do antigo bombeiro João Luís de Oliveira Pereira.

Recorde-se que este programa arrancou no primeiro dia de 2012, com o hasteamento das bandeiras de todas as associações de bombeiros que este ano celebram o seu centenário, e que se encontram geminadas entre si.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO