BTL 2013: Projeto Horta sobre Rodas arranca em junho

0
7

A Horta tem sido o município que mais destaque tem tido no pavilhão dos Açores da Bolsa de Turismo de Lisboa, que está a decorrer na FIL desde quarta-feira.

Depois de no dia inaugural deste certame ter sido apresentado o novo Terminal de Passageiros da Horta, na manhã de ontem a Câmara Municipal apresentou o projeto do Circuito de Bicicletas, integrado na apresentação do novo portal de turismo da autarquia faialense.

De acordo com José Leonardo Silva, vice-presidente da CMH, este novo portal pretende ser um site simples e de fácil acesso, cujo principal objectivo é promover o Faial através de imagens atrativas da Ilha.

Este novo portal foi elaborado por Neri Goulart, do gabinete de informática da CMH, e está totalmente adaptado às novas tecnologias, nomeadamente aos tablets e smart phones.

José Leonardo começou por lembrar que a CMH tem já presença habitual nesta grande mostra do turismo nacional onde aproveita para divulgar o Faial bem como os principais eventos turísticos da ilha, como é o caso da Semana do Mar.

De acordo com o vice-presidente “o objetivo que o município teve em renovar este portal, foi o de passar uma mensagem clara, com imagens locais”, de forma a torná-lo “mais atractivo” aos visitantes, “só com a informação estritamente necessária para quem nos visita”, disse.

O autarca lembrou que a Horta é conhecida como a cidade Mar e como a capital do iatismo açoriano, destacando que a proximidade com o mar, razão pela qual a Horta integra o Clube das Mais Belas Baías do Mundo, deve ser cada vez mais potenciada.

Os conteúdos do site vão desde a história do Faial às suas principais atrações turísticas, desde museus, parques naturais, percursos pedestres, locais de visitação, entre outros, permitindo ainda uma visita virtual à cidade da Horta e à ilha do Faial.

Horta Sobre Rodas é investimento sustentável

Depois da apresentação do novo portal do turismo José Leonardo deu então a conhecer o novo projecto Horta sobre Rodas que, no seu entender, “é também uma nova forma de divulgar e preservar o valor histórico e patrimonial da cidade e da ilha do Faial”, na medida em que estão associados a este projecto alguns percursos temáticos.

Parte deste projecto foi desenvolvida pela Empresa Municipal UrbHorta, e submetida a uma candidatura ao programa PRORURAL da ADELIAÇOR, já aprovada. O projeto começará a ser executado já este mês de março, prevendo-se a sua conclusão em junho.

Segundo o vice-presidente, este novo projecto vem complementar o HortaBikes, já existente, introduzindo “novos equipamentos, nomeadamente bicicletas elétricas e um guia de percursos”, esclareceu.

De acordo com José Leonardo, o HortaBikes tem tido muita aceitação por parte dos turistas e permitiu à autarquia apurar que muitos desses visitantes não arriscavam a fazer os percursos existentes de bicicleta devido a algumas limitações físicas, algumas relacionadas com a mobilidade e com a idade, dai a necessidade de introduzir as bicicletas eléctricas, que “são ambientalmente sustentáveis e que vão dar a essas pessoas a possibilidade dessa visita, o que torna este projeto mais abrangente”, referiu.

O novo projeto dispõem de dois kits: o kit S, que inclui a bicicleta, um capacete, um guia de percurso e um cadeado; e o kit M, que está direccionado para as famílias com crianças e que acrescenta um capacete para os mais pequenos e uma cadeira.

De referir que os circuitos associados a este projeto podem ser feitos utilizando as bicicletas, o minibus ou a pé, com a ajuda do guia de percurso.

Este projeto contempla ainda a remodelação das 47  paragens do mini bus, que vão passar dispor de informação dos horários praticados, dos museus existentes com o horário de funcionamento e indicação dos percursos temáticos existentes.

Por outro lado vão ser criados neste projeto cinco percursos temáticos: são eles a Horta Baleeira, a Horta dos Cabos Submarinos, a Horta Antiga, a Horta Beira Mar e a Horta Jardins.

Para José Leonardo, este projecto é “um passo importante”: estamos a introduzir inovação e penso que estamos a dar uma resposta positiva às pessoas que visitam o Faial e a nossa cidade”, disse.

No final da apresentação foi exibido um filme criado por um jovem faialense, João Menezes, que mostra a evolução da Horta nos últimos tempos e está também disponível no novo portal de turismo da CMH.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO