CÂMARA DE LAGOA ENTREGA APARELHOS DE TELEASSISTÊNCIA A IDOSOS

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No seguimento do regulamento municipal de atribuição do cartão Lagoa + Saúde, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, entregou, ontem, no auditório do edifício dos Paços do Concelho, cerca de 30 aparelhos de teleassistência a vários idosos do concelho. Esses aparelhos permitirão, através de um telefone de fácil utilização, identificar os contatos prioritários de familiares ou amigos, assim como números de urgência, como explicou Sandra Viveiros, representante da empresa PT/MEO, parceira desta iniciativa. No total, a edilidade lagoense tem disponíveis 70 aparelhos, pelo que os idosos, ou doentes em situação de dependência, interessados neste serviço podem inscrever-se nos serviços de ação social do município.

De acordo com a líder do executivo camarário, Cristina Calisto, “este é um momento importante, porque damos mais um passo naquilo que tem sido a nossa política de proximidade, colaboração e parceria com a população mais idosa. Aos entregarmos estes aparelhos de teleassistência, estamos a contribuir para o vosso bem-estar e qualidade de vida”.

É uma iniciativa vocacionada para a saúde e bem-estar, mas complementar a um conjunto de outras iniciativas que a câmara municipal tem vindo a desenvolver para apoio à população sénior no âmbito sócio- económico, desportivo, cultural e lúdico.

O Cartão Lagoa + Saúde surgiu, em maio 2017, como forma de substituir o antigo Cartão Municipal do Idoso. Permite aos seus beneficiários ter um apoio na medicação, uma taxa de desconto no consumo de água e de saneamento, um cabaz nas épocas festivas, apoio na realização de pequenas obras de manutenção e conservação das suas moradias, passeios lúdicos e atividades de exercício físico nas várias freguesias.

Além destes benefícios, os idosos terão agora este novo serviço de teleassistência, que permitirá através de um telefone de fácil utilização, com botões de marcação rápida e alta definição acústica, identificar os contatos prioritários de familiares ou amigos, assim como números de urgência. Terá, ainda, um sistema de que acede ao serviço médico de emergência, que pode ser acionado através de uma tecla do telefone ou através de um «botão de pânico» instalado num pendente ou bracelete, que também fazem parte deste equipamento. O serviço de call center permite, ainda, aceder a serviços de aconselhamento médico e de informações sobre farmácias de serviço, hospitais, centros de saúde e outros serviços de saúde.

Os beneficiários deste equipamento são idosos que vivem sozinhos ou com uma rede familiar que não consiga dar o apoio permanente e outros que vivam em situações clínicas graves que careçam de uma assistência permanente. No decorrer na próxima semana, os técnicos da PT irão instalar os aparelhos em casa de cada um dos idosos.

Esta iniciativa foi alcançada com o apoio de Fundos Comunitários, no âmbito da candidatura da Câmara Municipal da Lagoa à modernização administrativa/Smart City, cujo objetivo é colocar a tecnologia ao serviço do cidadão.

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