Câmara Municipal da Horta e APADIF assinam protocolo de cooperação financeira

0
12

AAs futuras instalações do Centro de Dia da Conceição foram o espaço escolhido para a assinatura do protocolo de cooperação financeira entre a Câmara Municipal da Horta e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF).

A assinatura do protocolo entre estas duas entidades decorreu na tarde de ontem, na presença dos idosos do Centro de Convívio da Conceição, futuros utentes daquele Centro de Dia, que após a assinatura tiveram a oportunidade de conhecer o novo espaço.

blank

O protocolo agora assinado, no valor global de 34 mil euros, tem por objectivo apoiar a construção daquela infra-estrutura, que será dotada de uma sala multiusos, um refeitório e ainda quartos com casa de banho privativa onde os utentes podem ficar por alguns dias, em situações de férias dos familiares ou por outros motivos, entre outras valências.

Para José Fialho, presidente da APADIF, a assinatura deste protocolo permite o cumprimento dos compromissos com o empreiteiro da obra. “Esta assinatura é para nós o culminar de uma situação que nos tem causado alguma angústia. A partir de agora estão criadas as condições efectivas para satisfazermos os nossos compromissos com o empreiteiro”, afirmou. No seu entender, “esta assinatura é mais uma comparticipação da nossa Câmara Municipal”. O responsável da APADIF lembrou que, para que este projecto pudesse avançar, a CMH cedeu o terreno e assumiu o “compromisso de apoiar financeiramente esta obra, uma vez que o PRODESA, a que nos candidatámos, apenas contemplou com 33% do seu valor”.

No final da sua intervenção, Fialho referiu que esta é uma obra que teve um custo muito reduzido, resultado de vários esforços, que o presidente da APADIF enunciou: “o projectista é também o fiscal da obra, o empreiteiro é local e penso que o dinheiro aqui gasto foi todo ele gasto com muito rigor, por isso com pouco dinheiro a obra está praticamente concluída”. O presidente da APADIF felicitou ainda a CMH por ter acreditado neste projecto: “Hoje, esta assinatura não é mais do que passar a escrito o que já existia. Quero felicitar a CMH, na pessoa do seu presidente, por ter colaborado com esta obra e ter acreditado que ela podia vir a ser para os idosos não só da Conceição mas da ilha toda”, disse.

Na ocasião, o presidente da CMH referiu que vai ser disponibilizada uma verba para as obras exteriores, e que a autarquia, em parceria com a Junta de Freguesia, irá complementar o espaço envolvente.

João Castro considera este um espaço “muito agradável”, que vem dotar a ilha com uma estrutura de apoio aos idosos. No seu entender, “com a inauguração deste centro e com a abertura do centro na freguesia dos Flamengos, e considerando os centro já existentes por toda a ilha, ficamos com uma cobertura bastante interessante ao nível da população mais idosa. Nesta perspectiva continuamos assim a dotar a o Faial de equipamentos, não de grandes dimensões, mas ajustados aquilo que é uma avaliação das necessidades da ilha”, referiu.

blank

No final da assinatura, o arquitecto Miguel Valente, responsável pela obra, fez a visita guiada explicando as funções de cada espaço. Neste momento, e para que seja possível a sua inauguração, que se espera para breve, o centro encontra-se apenas à espera da mobília para equipar o espaço. Esta, no valor de cerca 100 mil euros, deverá chegar no final do mês, esperando-se que o Centro de Dia entre em funcionamento antes do final do ano.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!