Campanha Limpa (a) Fundo 2013 aposta na reciclagem

0
13

g Vai realizar-se no próximo sábado a edição de 2013 da Campanha Limpa (A) Fundo, no Porto da Horta, no cais de controle, junto ao edifício da Marina da Horta, pelas 10:00h.

Esta campanha está uma vez mais inserida na iniciativa “Clean Up the World” e, pela primeira vez este ano, na iniciativa regional “IV Semana dos Resíduos dos Açores” e tem a particularidade de, neste ano de 2013, todo o material recolhido do fundo do mar, se destinar à reciclagem. 

Em anos anteriores muitos dos resíduos recolhidos no âmbito desta campanha não eram tratados para a reciclagem por estarem contaminados e pelos custos que advinham da sua limpeza.

Este ano a organização vai montar um espaço para tratar os resíduos, como é o caso do vidro que terá que ser lavado para extrair as areias, para que os mesmos possam seguir o caminho mais ecológico – a reciclagem. 

Também novidade este ano é o facto desta campanha incidir na zona da marina, isto é, na zona onde estão as embarcações de recreio. 

Em anos anteriores já se desenvolveu junto às embarcações de pesca, junto ao terminal de passageiros e, desta feita, a incidência será na zona “turística”. 

Neste dia assinala-se o Dia Nacional do Mar e o OMA e a APEDA juntam-se assim às comemorações que decorrem por todo o país.