“Casas Açorianas” associam-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo

0
21
DR
DR

Por: Associação de Turismo em Espaço Rural

As Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural, que aglomera cerca de meia centena de unidades nos Açores, associa-se, desde há longa data, às comemorações do Dia Mundial do Turismo, uma efeméride que valoriza a atividade à escala global e, com particular incidência, nos temas que são escolhidos, ano após ano.

A nossa associação assume convictamente que o turismo deve ser uma atividade económica, cultural, de intransigente defesa do ambiente e socialmente responsável, valores que abraçámos entusiasticamente desde o início. Essa nossa postura, ecologista e cultural, vai em linha com um dado maioritariamente aceite, pelo menos desde que, em 1970, precisamente a 27 de setembro, foi lançada a primeira carta de atividade e responsabilidade no sector. Isso mesmo está também destacado nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.  A responsabilidade de cumprir esses objetivos é contínua e adaptada a novos fatores que vão surgindo, mas convocando sempre visão e boas vontades para a sua concretização.

O Dia Mundial do Turismo é assinalado como um momento de reflexão e ação dentro dos parâmetros anteriormente enunciados.

Foi com extrema satisfação que soubemos que, este ano, o tema escolhido para as comemorações da efeméride é “Turismo e Desenvolvimento Rural”.

Nada mais apropriado, pelo papel que esse nicho do mercado turístico desempenha a nível económico, social e de intercâmbio cultural em comunidades pequenas, ao mesmo tempo que combate o desânimo e potencial desertificação, em realidades comunitárias de enorme interesse.

Dentro das suas características específicas e da sua dimensão, as unidades associadas das Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural são, no nosso entender, um ponto-chave para responder ao desígnio de oferecer algo único, extremamente atrativo e de potenciação de tudo que o mundo rural tem a partilhar e a ganhar com isso, no seu processo de desenvolvimento.

Em suma, congratulamo-nos por ver que, depois de muitos anos de trabalho em prol de uma causa, aqui nos Açores, como, certamente, em outros nichos a nível mundial, a Organização Mundial de Turismo traz à ribalta o tema pelo qual vimos a lutar há tanto tempo.

Um feliz Dia Mundial do Turismo para todos, especialmente para quem trabalha no sector, e para quem usufrui desta escolha de turismo sustentável e autêntico.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO