Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil Porto Seguro já beneficiou mais de 300 jovens em Rabo de Peixe

0
8

A Secretária Regional da Solidariedade Social visitou, esta quarta-feira, o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil Porto Seguro, em Rabo de Peixe, que assinala 10 anos de existência, onde assinou um contrato de cooperação para reforço do quadro de pessoal naquela resposta social.

Segundo explicou, este reforço de capacidade enquadra-se na prioridade de consolidação da Rede de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) e alargamento da sua abrangência prevista na Estratégia Regional de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.

“Foi um compromisso deste Governo o aumento da capacidade técnica dos CDIJ, a par de medidas formativas, pelo que temos vindo a apoiar o reforço do quadro de recursos humanos que apresentavam ainda lacunas, como era o caso do Porto Seguro”, avançou a governante.

“Ao longo dos últimos cinco anos, o CDIJ Porto Seguro beneficiou mais de 300 jovens, tendo uma ação concertada com a Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe, na promoção da motivação e do desenvolvimento de atividades escolares alternativas junto dos jovens em situação de vulnerabilidade social”, disse a Secretária Regional.

“Esta é uma atuação que se revalidou particularmente em contexto COVID-19, pelo acompanhamento psicossocial e de apoio às atividades escolares a que deu continuidade junto dos jovens de Rabo de Peixe, continuando, desta forma, a constituir-se como uma resposta social essencial na comunidade”, disse ainda.

Andreia Cardoso frisou também a importância dos casos de sucesso resultantes do acompanhamento dos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil aos jovens, como acontece na Porto Seguro, que “é um excelente exemplo na promoção e acompanhamento dos utentes”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO